Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo sobre a síntese "one-pot" e aplicação como corantes orgânicos de derivados quinolínicos e antrazolínicos

Processo: 18/14506-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2018 - 30 de novembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Luiz Carlos da Silva Filho
Beneficiário:Luiz Carlos da Silva Filho
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Pentacloreto de nióbio  Síntese orgânica 

Resumo

Nos últimos anos os compostos aza-heterocíclicos conjugados como derivados de quinolinas e antrazolinas têm chamado à atenção da comunidade cientifica por conta das diversificadas propriedades eletrônicas que fazem com que estes compostos tenham uma ampla gama de aplicabilidade. Estes compostos se destacam principalmente em relação às propriedades óticas que eles apresentam, fazendo com que os estudos sejam voltados à aplicação destes como sensores, inibidores de corrosão metálica, iniciadores de reações de fotopolimerização, OLEDs, DSSCs (dye-sensitized solar cells - células solares sensibilizadas por corante) e células solares de Peroviskita (CSP), dentre outros dispositivos eletrônicos orgânicos. Devido a grande aplicabilidade destes compostos, os estudos visando melhorar as condições sintéticas e as modificações estruturais destes compostos tem ganhado grande atenção de diferentes grupos de pesquisa, visando promover uma diminuição no custo de produção e maior facilidade na síntese, diminuindo processos de separação e purificação destes compostos. Dentre as metodologias amplamente utilizadas na síntese orgânica, as reações multicomponentes (RMCs) mostram-se essenciais nesse sentido. Este processo envolve três ou mais reagentes adicionados a um sistema reacional, levando a formação um produto que contém as características estruturais de cada um dos reagentes utilizados, apresentando-se altamente vantajosa em comparação com a síntese em várias etapas. As RMCs também podem ser classificadas como reações do tipo "one-pot", onde as sequências de reações em que uma transformação prévia torna a espécie obtida reativa frente a outro reagente que também se encontra presente no meio reacional, seguindo-se assim até a formação do produto final esperado, sem que haja a necessidade de realizar separações de produtos a cada etapa e nem de purificação. Na síntese dos diversos derivados aza-heterocíclicos, o uso de catalisadores é de extrema importância, também com o mesmo objetivo de aumentar os rendimentos reacionais e diminuir tempos de trabalho, consequentemente diminuindo os custos de produção. Neste sentido, nosso grupo de pesquisa vem apresentando com regularidade resultados excelentes da aplicação do NbCl5 em diferentes RMCs. Sendo assim, neste projeto de pesquisa propõe-se estudar a utilização do NbCl5 não só com agente promotor da reação "one-pot" para a obtenção de derivados quinolínicos e antrazolínicos através de RMCs sequenciais, bem como, a sua aplicação como agente redutor de grupos NO2 através da formação de complexos com metais, como Zn e Nb. Também se pretende neste projeto estudar as diferentes possibilidades de aplicação dos compostos propostos, como: quimiossensores, fotoiniciadores de reações de polimerização, agentes anti-corrosivos e camada transportadora de buracos em CSP e OLEDs (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALARCON, RAFAEL TURRA; DOS SANTOS, GIOVANNY CARVALHO; DE OLIVEIRA, ARTHUR ROSSI; DA SILVA-FILHO, LUIZ CARLOS; BANNACH, GILBERT. Synthesis of luminescent polymers in the UV light region from dimethacrylate monomer using novel quinoline dyes. Journal of Applied Polymer Science, v. 136, n. 19 MAY 15 2019. Citações Web of Science: 0.
DOS SANTOS, GIOVANNY CARVALHO; MORENO, VITOR FERNANDES; OSHIRO, PAULA BEATRIZ; DA SILVA-FILHO, LUIZ CARLOS. NbCl5 a multifunctional reagent for the synthesis of new halogenated aminoquinoline compounds through innovative one-pot reaction and the acidochromism effect. Tetrahedron, v. 74, n. 42, p. 6144-6149, OCT 18 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.