Busca avançada
Ano de início
Entree

Óleo essencial contendo nanopartículas metálicas funcionalizadas com óxido nítrico como estratégia para o controle de patógenos vegetais na agricultura

Processo: 18/08194-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2018 - 30 de novembro de 2021
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Convênio/Acordo: Comisión Nacional de Investigación Científica y Tecnológica (CONICYT)
Pesquisador responsável:Amedea Barozzi Seabra
Beneficiário:Amedea Barozzi Seabra
Pesq. responsável no exterior: Olga Margarita Rubilar Araneda
Instituição no exterior: Universidad de La Frontera (UFRO), Chile
Instituição-sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Pesq. associados:Bruno Lemos Batista ; Nelson Eduardo Duran Caballero
Assunto(s):Nanotecnologia  Nanopartículas metálicas  Anti-infecciosos  Óleos essenciais  Óxido nítrico  Biossíntese 

Resumo

A nanotecnologia tem o potencial de impactar a agricultura através da nanoencapsulação de pesticidas, herbicidas e agroquímicos, resultando em dosagem precisa de ativos para as plantas. Sabe-se que as nanopartículas de prata e cobre têm uma potente atividade antimicrobiana contra vários patógenos. Embora essas nanopartículas tenham sido muito exploradas em aplicações biomédicas, suas aplicações na defesa de plantas ainda são poucos exploradas. As nanopartículas metálicas podem ser sintetizadas por rotas químicas, físicas e biogênicas. A síntese biogênica de nanopartículas metálicas é considerada econômica e não causa danos ambientais. Nesse sentido, este projeto propõe a síntese biogênica de nanopartículas de prata e cobre utilizando fungos, especificamente fungos da podridão branca, em uma abordagem verde. A superfície das nanopartículas de prata ou cobre sintetizadas biogenicamente será funcionalizada com doadores de óxido nítrico (NO), uma vez que o NO é um potente agente antimicrobiano. O NO é uma molécula endógena que controla vários processos fisiológicos em mamíferos e plantas, incluindo a defesa de plantas contra patógenos. Embora nanopartículas metálicas doadoras de NO tenham sido exploradas em aplicações biomédicas, seus usos na agricultura não foram explorados. As nanopartículas metálicas doadoras de NO serão incorporadas em óleos essenciais, que possuem atividade antimicrobiana. Portanto, o objetivo deste projeto é usar uma abordagem verde para sintetizar nanopartículas metálicas, revestir sua superfície com a molécula antimicrobiana de NO e incorporar as nanopartículas em óleos essenciais, em aplicações agrícolas para o controle de pragas. Espera-se reduzir as aplicações de pesticidas e aumentar a segurança alimentar. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GALLARDO-BENAVENTE, CARLA; CARRION, ORNELLA; TODD, JONATHAN D.; PIERETTI, JOANA C.; SEABRA, AMEDEA B.; DURAN, NELSON; RUBILAR, OLGA; PEREZ-DONOSO, JOSE M.; QUIROZ, ANDRES. Biosynthesis of CdS Quantum Dots Mediated by Volatile Sulfur Compounds Released by Antarctic Pseudomonas fragi. FRONTIERS IN MICROBIOLOGY, v. 10, AUG 13 2019. Citações Web of Science: 0.
SILVEIRA, NEIDIQUELE M.; SEABRA, AMEDEA B.; MARCOS, FERNANDA C. C.; PELEGRINO, MILENA T.; MACHADO, EDUARDO C.; RIBEIRO, RAFAEL V. Encapsulation of S-nitrosoglutathione into chitosan nanoparticles improves drought tolerance of sugarcane plants. NITRIC OXIDE-BIOLOGY AND CHEMISTRY, v. 84, p. 38-44, MAR 1 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.