Busca avançada
Ano de início
Entree

Tensão interfacial em sistemas líquido-líquido de interesse para a indústria de óleos vegetais comestíveis e biocombustíveis

Processo: 18/21558-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2018 - 30 de novembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Cintia Bernardo Gonçalves
Beneficiário:Cintia Bernardo Gonçalves
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Pesq. associados:Roberta Ceriani ; Rodrigo Corrêa Basso
Assunto(s):Propriedades de transporte  Propriedades físicas  Biocombustíveis  Tensão interfacial 

Resumo

Resumo do Projeto:A tensão interfacial é uma propriedade extremamente importante para a melhoria de processos que envolvem o contato entre duas fases líquidas, principalmente quando aplicado a sistemas parcialmente miscíveis. Este projeto de pesquisa tem por objetivo a obtenção de dados de tensão interfacial entre as fases formadas na produção de biocombustíveis e durante a aplicação do processo de extração líquido-líquido (ELL) no refino alternativo de óleos vegetais comestíveis com solventes alcoólicos. O conhecimento preciso dessa propriedade é uma ferramenta importante para a otimização desses processos, assim como para o desenvolvimento de equipamentos em larga escala. Adicionalmente, pretende-se estudar modelos matemáticos para o cálculo desta propriedade física em sistemas multicomponentes, uma ferramenta de extrema importância para a indústria quando não se tem em mãos o dado experimental requerido. As composições globais das misturas serão planejadas de acordo com dados de equilíbrio de fases para os sistemas propostos já existentes na literatura ou disponibilizados por colaboradores desta pesquisa, de modo a garantir a formação de duas fases líquidas. O banco de dados formado ao longo do projeto e o estudo da viabilidade de aplicação de equações preditivas em sistemas complexos preencherão uma lacuna no que concerne ao conhecimento de propriedades físicas em sistemas líquido-liquido multicomponentes. Esta proposta será executada no Laboratório de Engenharia de Separações (LES), localizado no Departamento de Engenharia de Alimentos (ZEA), da FZEA/USP, e está inserida na linha de pesquisa "Propriedades Físicas de Alimentos Líquidos", na qual atua a Profa. Dra. Cintia B. Gonçalves, proponente deste projeto. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINTO, CAMILA N.; FRUGOLI, GABRIEL Z.; FLORIDO, PRISCILA M.; ATZINGEN, GUSTAVO V.; RODRIGUES, CHRISTIANNE E. C.; GONCALVES, CINTIA B. Viscosities and Densities of Fatty Alcohol Mixtures from 298.15 to 338.15 K: Estimation by Kay's Rule and Prediction by the UNIFAC-VISCO and GC-UNIMOD Group Contribution Methods. JOURNAL OF CHEMICAL AND ENGINEERING DATA, v. 64, n. 5, SI, p. 1937-1947, MAY 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.