Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização do mecanismo celular e molecular em modelos pré-clínicos de esclerodermia induzidos pelo colágeno v

Resumo

A Esclerose Sistêmica (ES) é uma doença crônica do tecido conjuntivo caracterizada pela fibrose de pele e órgãos internos, ativação do sistema imune e vasculopatia proliferativa, com grande índice de mortalidade e com baixa eficácia no uso de fármacos, tornando-a, uma enfermidade extremamente incapacitante e grave. A vasculopatia é uma característica importante na patogênese da ES, devido à ativação das células endoteliais, alteração do tônus vascular e espessamento da camada íntima, levando à oclusão vascular. A lesão promove a liberação de fatores de crescimento, citocinas, quimiocinas e mediadores vasoativos, resultando no aumento da permeabilidade do vaso e quimiotaxia de células inflamatórias, presença de autoanticorpos e proliferação de fibroblastos ativados desenvolvendo fibrose pela excessiva produção de colágeno, principalmente tipos I e III. Nos últimos anos tem sido descrito alterações na molécula do colágeno V em diversas enfermidades e ainda foi desenvolvido pelo nosso grupo um modelo de ES pela imunização com Col V em coelhas sadias. Recentemente, foi descrito que a IL-17 também pode estimular a produção de colágeno V nas formas mais severas da doença. Portanto, considerando-se a síntese aumentada do Col V nas fases iniciais da ES, participação na fibrilogênese do Col I e III e relação do seu aumento com a atividade da doença, o objetivo deste projeto será esclarecer a ação do Col V na sinalização célula-matriz em fibroblastos pele humana normal e sua relação com TGF² e IL-17, tentando desta forma estabelecer modelos "in vitro" e "in vivo" para estudar os mecanismos ligados à patogênese e desenvolver novas estratégias terapêuticas para o controle desta enfermidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TEODORO, WALCY ROSOLIA; DE JESUS QUEIROZ, ZELITA APARECIDA; DOS SANTOS, LAIS ARAUJO; CATANOZI, SERGIO; DOS SANTOS FILHO, ANTONIO; BUENO, CLEONICE; VENDRAMINI, MARGARETE B. G.; FERNEZLIAN, SANDRA DE MORAIS; EHER, ESMERALDA M.; SAMPAIO-BARROS, PERCIVAL D.; PASOTO, SANDRA GOFINET; LOPES, FERNANDA DEGOBBI T. Q. S.; PEREIRA VELOSA, ANA PAULA; CAPELOZZI, VERA LUIZA. Proposition of a novel animal model of systemic sclerosis induced by type V collagen in C57BL/6 mice that reproduces fibrosis, vasculopathy and autoimmunity. ARTHRITIS RESEARCH & THERAPY, v. 21, n. 1 DEC 1 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.