Busca avançada
Ano de início
Entree

Passifloras nativas e cultivadas do Brasil: avaliação farmacognóstica, química e farmacológica orientada para a valorização do uso popular e desenvolvimento de medicamentos autoctones

Processo: 04/07933-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa BIOTA - Temático
Vigência: 01 de dezembro de 2004 - 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Massayoshi Yoshida
Beneficiário:Massayoshi Yoshida
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores principais:Elfriede Marianne Bacchi ; Marcia Ortiz Mayo Marques
Bolsa(s) vinculada(s):05/55303-1 - Passifloras nativas e cultivadas do Brasil. avaliação farmacognóstica, fitoquímica e famacologica orientada para a valorização do uso popular e o desenvolvimento de medicamentos.., BP.TT
Assunto(s):Passifloraceae  Plantas medicinais  Passiflora  Fitoterapia  Ansiolíticos  Sedativos  Antiespasmódicos 
Publicação FAPESP:http://www.fapesp.br/biota/biota_yoshida.pdf

Resumo

A utilização racional e científica de recursos da flora medicinal é importante alternativa terapêutica. Na família Passifloraceae, o gênero Passiflora destaca-se pelo uso popular continuado e pela potencialidade terapêutica. A Passiflora incarnata tem sido empregada como ansiolítica, sedativa e antiespamódica, em vários países. No mercado brasileiro existem diversos produtos fitoterápicos a base de Passiflora sem comprovação da eficácia. O presente projeto propõe caracterizar as espécies nativas e cultivadas de Passiflora, estabelecendo parâmetros farmacognósticos para o controle de qualidade das drogas vegetais e seus extratos. A padronização molecular e o aprimoramento genético seriam concomitantes. Como objetivos específicos propõe correlacionar as atividades dos extratos e dos princípios ativos no sistema nervoso central e no trato gastrointestinal. O isolamento dos compostos será biomonitorado com testes farmacológicos de atividade ansiolítica ou anti-depressiva e atividade citoprotetora ou anti-úlcera gástrica, respectivamente. Propõe, ainda, identificar os mecanismos moleculares de ação dos princípios ativos analisando a sua interação com receptores, proteínas transportadoras e enzimas, responsáveis pela integridade funcional das estruturas alvo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WASICKY, ANDRE; HERNANDES, LEANDRO S.; VETORE-NETO, ALBERTO; MORENO, PAULO R. H.; BACCHI, ELFRIEDE MARIANNE; MYIAKE KATO, EDNA TOMIKO; YOSHIDA, MASSAYOSHI. Evaluation of gastroprotective activity of Passiflora alata. REVISTA BRASILEIRA DE FARMACOGNOSIA-BRAZILIAN JOURNAL OF PHARMACOGNOSY, v. 25, n. 4, p. 407-412, JUL-AUG 2015. Citações Web of Science: 1.
JOSSEARA BERALDO; EDNA TOMIKO MYIAKE KATO. Morfoanatomia de folhas e caules de Passiflora edulis Sims, Passifloraceae. REVISTA BRASILEIRA DE FARMACOGNOSIA-BRAZILIAN JOURNAL OF PHARMACOGNOSY, v. 20, n. 2, p. 233-239, Maio 2010.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.