Busca avançada
Ano de início
Entree

Fator de despolimerização de actina (NcADF): oxidação como regulador da atividade de NcADF na morte celular programada de Neospora caninum

Resumo

Neospora caninum (Nc) é um parasita intracelular obrigatório pertencente ao Filo Apicomplexa e agente etiológico da neosporose, doença responsável por causar abortos em bovinos. O prejuízo causado à indústria da pecuária, associado à ausência de tratamentos disponíveis para essa parasitose de interesse veterinário destaca Nc como um importante alvo de investigação com finalidade de desenvolvimento de estratégias de controle da neosporose. A busca por alvos terapêuticos para o desenvolvimento dessas estratégias pode se beneficiar do estudo de mecanismos moleculares específicos de sobrevivência e disseminação desses parasitas. Proteínas da família ADF/cofilina têm se revelado versáteis em suas funções celulares. Conhecidas por sua modulação na dinâmica de actina, ADF/cofilinas são reguladas por alguns fatores, dentre eles a oxidação. Uma vez oxidadas, cofilinas medeiam a apoptose em células de mamíferos por translocação dessas proteínas para mitocôndrias, seguida de liberação de citocromo c. No entanto, a conservação desse mecanismo em protozoários é desconhecida. A apoptose, como uma das formas de morte celular programada, tem sido alvo de investigação em parasitas protozoários nos últimos anos devido à sua característica peculiar, quando comparada a apoptose de metazoários. Desse modo, o objetivo deste projeto é investigar o papel da oxidação como fator regulador da atividade de ADF de N. caninum (NcADF) e avaliar a associação dessa regulação com vias similares a apoptose nesse parasita. A oxidação será avaliada pelo uso de N-clorotaurina (TnCl), substância de conhecida ação antimicrobiana, naturalmente produzida por neutrófilos estimulados. Como sua ação não é conhecida em parasitas apicomplexas, TnCl terá, inicialmente, seu papel em taquizoítas de Nc avaliado por investigações de potencial de geração de estresse oxidativo e indução da morte celular programada. Em paralelo, os resíduos oxidados serão investigados em NcADF recombinante após ação de TnCl e o papel de NcADF oxidada será determinada na dinâmica de actina. Por fim, NcADF oxidada terá sua capacidade de translocação para mitocôndrias de Nc avaliada. A confirmação da hipótese de que NcADF oxidada participa da morte celular programada de Nc pode contribuir significativamente para a geração de conhecimento sobre processos celulares determinantes para sobrevivência do parasita, visando a geração de futuras estratégias de intervenção terapêutica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VENANCIO-BROCHI, JADE CABESTRE; PEREIRA, LUIZ MIGUEL; CALIL, FELIPE ANTUNES; TEIXEIRA, OLIVIA; BARONI, LUCIANA; ABREU-FILHO, PERICLES GAMA; BRAGA, GILBERTO UBIDA LEITE; NONATO, MARIA CRISTINA; YATSUDA, ANA PATRICIA. Glutathione reductase: A cytoplasmic antioxidant enzyme and a potential target for phenothiazinium dyes in Neospora caninum. International Journal of Biological Macromolecules, v. 187, p. 964-975, . (19/05758-5, 18/21020-3)
POSSATO, BRUNA; DALMOLIN, LUCIANA FALCCO; PEREIRA, LUIZ MIGUEL; ALVES, JACQUELINE QUERINO; SILVA, RAPHAEL TRISTAO CRUVINEL; GELAMO, ROGERIO VALENTIM; YATSUDA, ANA PATRICIA; LOPEZ, RENATA FONSECA VIANNA; DE ALBUQUERQUE, SERGIO; LEITE, NATALIA BUENO; et al. Gold(III) complexes with thiosemicarbazonate ligands as potential anticancer agents: Cytotoxicity and interactions with biomolecular targets. European Journal of Pharmaceutical Sciences, v. 162, . (18/21020-3, 18/10711-5, 18/24544-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.