O(s) Sócrates de Nietzsche: uma leitura d'O Nascimento da Tragédia
A constituição da concepção do trágico nietzscheano nas preleções sobre Sófocles.
De Mulieribus: a ira caracterizadora das personagens femininas de Sêneca
Processo: | 18/21645-3 |
Modalidade de apoio: | Auxílio Organização - Reunião Científica |
Data de Início da vigência: | 12 de novembro de 2018 |
Data de Término da vigência: | 13 de novembro de 2018 |
Área do conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Clássicas |
Pesquisador responsável: | Paulo Sérgio de Vasconcellos |
Beneficiário: | Paulo Sérgio de Vasconcellos |
Instituição Sede: | Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Assunto(s): | Friedrich Nietzsche Tragédia Letras clássicas Virgílio |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | História da religião | Horácio | Nietzsche | Tito Lívio | Tragédia | Virgílio | Letras Clássicas |
Resumo
O evento Paixão, pecado e civilização no mundo antigo grecorromano tem como objetivo discutir as relações entre religião, Estado e cultura (erudita e popular) em diversos momentos do mundo grego e romano antigo. Nomeadamente, considera-se a presença da noção de ódio/medo da pátria como relacionada à decadência do sentimento religioso proposta na leitura nietzschiana da história da literatura grega antiga, de Homero a Eurípedes (Beckeld); em seguida, trata-se da adoção ou negação de um fundamento religioso em histórias do teatro em Roma antiga apresentadas por autores da era Augustana: Virgílio, Horácio e Tito Lívio (Cardoso). Numa segunda sessão, trata-se de noções, presentes em textos e rituais do mundo grego e romano, precursoras da concepção de pecado nas religiões judaicas e cristã (Konstan). Aborda-se já uma etapa tardia do mundo antigo, ao ponderar sobre a noção de milagre e paixões no âmbito dos estudos da literatura bíblica (Nogueira). Além disso, preveem-se sessões em que os pesquisadores discutirão com alunos (de graduação, pós-graduação, da Unicamp e de outras universidades) resultados sobre seus estudos, sendo estimulados em especial sobre temas pertinentes aos temas abordados. (AU)
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