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O consumo cultural de fãs: Produtos audiovisuais, cosmopolitismo e juventude

Resumo

O presente projeto se insere nas pesquisas do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP), na linha de pesquisa Configuração de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática. Esta linha procura dar continuidade às minhas investigações e de meus orientandos, atualmente participantes do Grupo de Pesquisa de Análise de Produtos Audiovisuais (GRUPA), que tem como coordenador o Prof. Dr. Gustavo Souza e eu como vice coordenadora. Esse grupo tem duas principais abordagens: a análise de conteúdos audiovisuais (documentários, filmes, programas de TV) e a análise de audiência e fãs. Dentro deste escopo, este projeto se insere na segunda linha de abordagens, que aborda a dimensão da recepção. O principal objetivo do projeto é, portanto, ampliar o espectro do contexto audiovisual, especialmente ligado à ficção, para a qual a audiência e os jovens fãs desempenham papel fundamental. A linha teórica avança o crescente pensamento dos estudos de fãs, especialmente abordada por meio das práticas e comportamentos e também como audiência que se configura ativa e produtora de conteúdos nas diversas redes digitais (Hills, 2002; Booth; 2010; Lopes et. al; 2015). Essa abordagem incidirá principalmente sobre a dimensão coletiva, isto é, as comunidades de fãs nas redes sociais, que consomem produtos nacionais e internacionais, estabelecendo trocas culturais cosmopolitas. A metodologia prossegue os estudos prévios do doutorado (Bolsa FAPESP, Proc. No 2012/05000-6) e pós-doutorado (em andamento) realizados na Universidade de São Paulo, com estágio na Universidade de Nottingham (Bolsa BEPE FAPESP, Proc. No2014/11181-9), realizando análises de fãs online as interações entre eles e produtos audiovisuais. (AU)

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