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Política educacional na rede estadual paulista (1995 a 2018)

Processo: 18/09983-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2019 - 28 de fevereiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Márcia Aparecida Jacomini
Beneficiário:Márcia Aparecida Jacomini
Instituição-sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Pesq. associados: ALESSANDRO PAULINO PEREIRA ; Ana Carolina Colacioppo Rodrigues ; Ana Paula de Oliveira Corti ; Ana Paula Santiago do Nascimento ; Andressa Nunes Vasconcellos ; Andreza Barbosa ; Antonia Junqueira Malta Campos ; Barbara de Souza Orlandin ; Beatriz Garcia Sanchez ; Caio Cabral da Silva ; Carmen Sylvia Vidigal Moraes ; CESAR AUGUSTO MINTO ; Cileda dos Santos Sant'Anna Perrella ; Claudia Alves Pereira ; Daniela Aparecida Guedes de Paula ; Débora Cristina Goulart ; Dilma Antunes Silva ; Eduardo Donizeti Girotto ; Edvaldo dos Reis Oliveira Filho ; Eliane da Costa Bruini ; Elydimara Durso dos Reis ; ERICK DANTAS DA GAMA ; Evaldo Piolli ; Fábio dos Santos Bouças ; Felipe Garcia Passos ; Felipe Willian Ferreira de Alencar ; Fernando Luiz Cássio Silva ; Flávia Vitor Longo dos Santos ; Guilherme Silva Lamana Camargo ; Heloisa Coli Bizzoto ; Ingrid Costa Ribeiro Souza ; Iracema Santos do Nascimento ; Isabel Furlan Jorge ; Isabel Melero Bello ; JOÃO BATISTA SILVA DOS SANTOS ; João Victor Pavesi de Oliveira ; Joice Melo Vieira ; José Alves da Silva ; José Quibao Neto ; José Roberto Montes Heloani ; José Walber Ferreira Monteiro ; Juliana Salles Madeira ; Leonardo Crochik ; Lisete Regina Gomes Arelaro ; Lucas Andrade de Souza ; Luciana Cristina Salvatti Coutinho ; Luís Renato Silva Maldonado ; Luiz Carlos Novaes ; Luiz Ricardo Gonçalves Rabello ; Marcelo Paziano da Silva ; Marcilene Seles de Araújo ; Maria José da Silva Fernandes ; Maria José dos Santos ; Maria Lucia Lanza ; Marieta Gouvêa de Oliveira Penna ; Marilya Mariany Carnaval ; Marina Campos de Avelar Maia ; Nadia Pedrotti Drabach ; Ozani Martiniano de Souza ; Paulo Vitor dos Santos Cardoso ; Rafael Antunes Seleznevas ; Raphael Bueno Bernardo da Silva ; Raquel Gomes D Alexandre ; Régis Henrique dos Reis Silva ; Renata Rodrigues de Amorim Medina ; Rita de Cássia Vereda ; ROBERTA KELLY AMORIM DE FRANÇA ; Rodrigo Travitzki Teixeira de Oliveira ; Rosemary Mattos ; Rubens Barbosa de Camargo ; Rubia de Araujo Ramos ; Salomão Barros Ximenes ; Sarah Maria de Freitas Machado Silva ; Selma Borghi Venco ; Sergio Stoco ; Silvio Ricardo Gomes Carneiro ; Sonia Maria Portella Kruppa ; Teise de Oliveira Guaranha Garcia ; Thais Andrea Furigo Novaes ; Thais Fernanda Martins Nascimento ; Theresa Maria de Freitas Adrião ; Thiago Moreira Melo e Silva ; Vanessa Santana dos Santos ; Walson de Jesus Lopes
Bolsa(s) vinculada(s):20/02623-9 - Política Educacional na Rede Estadual Paulista (1995-2018), BP.TT
19/18756-0 - Modelagem, alimentação, tabulação e análise de dados educacionais e sociodemográficos, BP.TT
19/10186-0 - Modelagem, alimentação, tabulação e análise de dados educacionais e sociodemográficos, BP.TT
+ mais bolsas vinculadas 19/06379-8 - Desenvolvimento de homepage, produção de comunicação e divulgação da pesquisa e de seus resultados, BP.TT
19/03932-8 - Análise bibliográfica e pesquisa qualitativa, BP.TT
19/03888-9 - Georreferenciamento e elaboração de materiais cartográficos, BP.TT - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Política educacional 

Resumo

Este projeto de pesquisa foi elaborado por pesquisadores da Rede Escola Pública e Universidade que, desde 2016, vêm estudando as políticas educacionais na rede estadual paulista. A temática que o circunscreve é a análise longitudinal da política educacional paulista, de forma a abranger os últimos 23 anos (1995-2018), em termos de formulação, implementação e resultados, expressas nas reformas, programas e projetos, considerando um espectro que engloba da implantação às formas de resistência. Assim, o objetivo da pesquisa é analisar a política educacional do estado de São Paulo no período indicado, com base nos elementos que perpassam o conjunto de ações da Secretaria de Estado da Educação paulista, visando apreender suas orientações, avanços e formas de resistências. Consideramos que a apreensão das políticas públicas e da forma como elas são concebidas, formuladas e executadas exige um entendimento sobre o modo de operar do Estado, à medida que a concepção de Estado orienta a análise dos formatos da ação estatal e o seu nível de intervenção na sociedade. Os procedimentos metodológicos envolvem a realização de pesquisa quali-quantitativa, posto que visam abarcar análises estatística e documental e pesquisa de campo. Os dados serão coletados e examinados com base nos pressupostos da análise de políticas públicas que consideram as relações de determinada política ou programa com os arranjos sociais, econômicos e políticos mais gerais (LASSWELL, 1951), adotando-se a perspectiva da Teoria do Equilíbrio Pontuado de Baumgartner e Jones (1993), que propicia uma forte integração entre estudos qualitativos e quantitativos, adequada à compreensão das variações de longo prazo em um mesmo campo de políticas públicas, enfoque metodológico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDREZA BARBOSA; MÁRCIA APARECIDA JACOMINI; MARIA JOSÉ DA SILVA FERNANDES; JOÃO BATISTA SILVA DOS SANTOS; ANA PAULA SANTIAGO DO NASCIMENTO. RELAÇÕES E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES PAULISTAS (1995-2018). Cad. Pesqui., v. 50, n. 177, p. 790-812, Set. 2020.
FERNANDO CÁSSIO; MARINA AVELAR; RODRIGO TRAVITZKI; THAIS ANDREA FURIGO NOVAES. HETERARQUIZAÇÃO DO ESTADO E A EXPANSÃO DAS FRONTEIRAS DA PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SÃO PAULO. Educação & Sociedade, v. 41, p. -, 2020.

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