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Concepções, práticas e conexão de professores e estudantes com a natureza em escolas rurais no norte de Mato Grosso e a resiliência da agricultura familiar na Amazônia

Processo: 18/11165-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2019 - 31 de janeiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Extensão Rural
Pesquisador responsável:Rodolfo Antônio de Figueiredo
Beneficiário:Rodolfo Antônio de Figueiredo
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Agricultura familiar  Educação ambiental  Escola rural  Resiliência psicológica 

Resumo

A educação ambiental é uma prática pedagógica que tem sua ação voltada para as relações estabelecidas entre indivíduos, sociedade e natureza. A pesquisa nesta área, portanto, pode estar enfocando a ação propriamente dita ou o processo educativo em si. O projeto de pesquisa aqui proposto tem por objetivo investigar as concepções e as ações educativas ambientais de professores e a conexão com a natureza de seus estudantes, a fim de melhor compreender o processo educativo advindo das abordagens pedagógicas feitas em quatro escolas rurais existentes no norte do estado de Mato Grosso, um território conhecido por Portal da Amazônia. A metodologia de pesquisa será qualitativa, utilizando técnicas de observação participante e de entrevista para a coleta de dados, assim como análises fenomenológica e textual discursiva. O resultado esperado com a utilização destes procedimentos é a geração de uma compreensão mais aprofundada das concepções e das ações ambientais executadas nas escolas rurais, o que poderá refletir no fortalecimento da resiliência dos sistemas socioecológicos rurais da região. (AU)