Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação, por análises genômicas, de proteínas Small Heat-shock e homólogas contendo o domínio alfa-crystallino que são evolucionariamente conservadas em protistas kinetoplastídeos.

Processo: 18/24217-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Vigência: 01 de janeiro de 2019 - 30 de junho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Erney Felicio Plessmann de Camargo
Beneficiário:Erney Felicio Plessmann de Camargo
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Filogenia  Trypanosoma  Proteínas de choque térmico 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:alfa-crystallin domain | genome comparison | heat shock proteins | phylogeny | protist | Trypanosoma | Filogenia de Tripanosomatídeos

Resumo

"Small HSPs" e outras proteínas com domínios de alfa-crystallin (ACD) participam na resistência ao calor e ao stress oxidativo, nos ciclos de vida, na dinâmica do citoesqueleto, e em mecanismos imunológicos e patológicos em eucariontes. No entanto, pouco se sabe sobre essas proteínas em protistas como os cinetoplastídeos. Nesse estudo, as proteínas do tipo ACD (ACDp) foram investigadas nos genomas de 61 espécies de 12 gêneros de cinetoplastídeos, incluindo Trypanosoma spp. (23 espécies de mamíferos, répteis e anuros), Leishmania spp. (mamíferos e lagartos), tripanosomatídeos de insetos, Phytomonas spp. de plantas, e bodonídeos. A comparação de ACDPs baseada na arquitetura do domínio, na estrutura terciária, na filogenia e na organização no genoma revelaram um repertório evolutivamente conservado em Kinetoplastea, que diversificou antes da adaptação das espécies monoxenicas à vida parasitária. Foram identificados 9 ortólogos de ACDp classificados em 8 famílias de TryACD: 4 previamente reconhecidas (HSP20, Tryp23A, Tryp23B e ATOM69), e 4 caracterizadas pela primeira vez em cinetoplastídeos (TryACDP, TrySGT1, TryDYX1C1 e TryNudC). No geral, os ACPD estão sob forte pressão de seleção nas principais linhagens filogenéticas. Foram identificados transcritos de todos as ACPDs, identificadas nos estágios de vida de T. cruzi, T. brucei e Leishmania spp., mas os perfis proteômicos sugeriram que a maioria das ACPD pode ser espécie-e regulada por estágio. Nossos resultados estabeleceram a base para futuros estudos funcionais e forneceram suportes, evolutivo e estrutural, para um repertório subestimado de proteínas ACDps nos cinetoplastideos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)