Auxílio à pesquisa 18/14429-2 - Educação matemática, Formação de professores - BV FAPESP
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Aprendizagem profissional do professor de Matemática e o ensino de Álgebra: um estudo envolvendo os contextos da escola básica e da universidade

Processo: 18/14429-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Alessandro Jacques Ribeiro
Beneficiário:Alessandro Jacques Ribeiro
Instituição Sede: Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Pesquisadores associados: joão pedro da ponte ; Marcia Aguiar
Assunto(s):Educação matemática  Formação de professores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem Profissional do Professor | educação matemática | ensino de álgebra | formação de professores | Tarefas de Aprendizagem Profissional | Educação Matemática

Resumo

A problemática desenhada para esse projeto de pesquisa fundamenta-se em resultados obtidos na literatura e que indicam a carência de pesquisas que se proponham ainvestigar e desvelar qual é e como se constitui a gênese da aprendizagem profissional dos professores de matemática para o ensino de Álgebra na educação básica. A partir disso, o objetivo principal da pesquisa configura-se em compreender como se constitui e explicar como se desenvolve a aprendizagem profissional do professor de matemática no que tange ao ensino de Álgebra. Entende-se a aprendizagem profissional do professor construída na prática da sala de aula e a partir dela, e que essa aprendizagem é mediada por tarefas de aprendizagem profissionais (TAP), pelas discussões matemáticas coletivas e pelo papel e as ações do formador durante um processo de formação. Além disso, ao se investigar a formaçãode professores que ensinam matemática, um importante desafio a ser enfrentado é o distanciamento entre a matemática ensinada nos cursos de licenciaturas e as práticas matemáticas efetivamente desenvolvidas na escola básica. Do ponto de vista metodológico, a presente pesquisa insere-se em uma perspectiva qualitativo-interpretativa, por meio da design-based research (DBR) e, em especial, em um tipo de DBR que se propõe a contribuir para que professores - trabalhando em conjunto e em colaboração com pesquisadores - desenvolvamaprendizagens que lhes possibilite implementar práticas de ensino inovadoras em suas salas de aula. Por fim, espera-se, dentre os resultados, contribuir para (i) aproximar a matemática escolar e a matemática acadêmica e (ii) favorecer a presença e a interlocução da prática comoum componente essencial nos conhecimentos matemáticos e didáticos dos professores. (AU)

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