Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo de estudantes de pós-graduação em estratégias de aprendizagem, processo de autorregulação e métodos ativos de aprendizagem na Austrália e no Brasil

Processo: 18/15156-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2018 - 31 de outubro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Convênio/Acordo: University of Queensland
Proposta de Mobilidade: SPRINT - Projetos de pesquisa - Mobilidade
Pesquisador responsável:Adriana Backx Noronha Viana
Beneficiário:Adriana Backx Noronha Viana
Pesq. responsável no exterior: Pedro Teixeira Isaias
Instituição no exterior: University of Queensland, Brisbane (UQ), Austrália
Instituição-sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/20519-1 - Estilos e estratégias de aprendizagem dos alunos de graduação em administração: mensuração e associação, AP.R
Assunto(s):Ensino de administração  Ensino e aprendizagem  Tecnologia educacional  Brasil  Austrália  Cooperação internacional 

Resumo

Um grande desafio nos estudos de educação é entender como promover a aprendizagem significativa e desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas. Esta pesquisa tem como objetivo investigar e comparar estratégias de aprendizagem, processos de autorregulação e métodos ativos de aprendizagem utilizados pelos alunos de pós-graduação das Escolas de Negócios, com o objetivo de melhorar os processos de ensino-aprendizagem. A pesquisa está dividida em cinco grandes etapas: desenvolvimento (ou adaptação) de uma estratégia de aprendizagem e escala de autorregulação; exame das características psicométricas desta escala; descrição das estratégias de aprendizagem e processo de ensino-aprendizagem de cada país; desenvolvimento e implementação de um levantamento de auto-regulação e métodos ativos e, finalmente, comparação e análise das relações entre os três construtos (estratégias de aprendizagem, métodos ativos e auto-regulação). Os dados serão coletados dos alunos de cursos similares da Austrália e do Brasil. Este estudo procura contribuir para a melhoria dos cursos de Gestão de Negócios, uma vez que irá fornecer insights sobre as estratégias utilizadas pelos alunos em seu processo de aprendizagem para aperfeiçoar o delineamento e planejamento do curso. (AU)

Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (1 total):
Educação na modernidade envolve metodologias ativas e tecnologias 
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.