Busca avançada
Ano de início
Entree

Antigenicidade e imunogenicidade de proteínas recombinantes do envelope viral do Zika Vírus

Processo: 17/17471-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2018 - 30 de novembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Daniela Santoro Rosa
Beneficiário:Daniela Santoro Rosa
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Karina Inacio Ladislau de Carvalho ; Silvia Beatriz Boscardin
Assunto(s):Vacinas  Imunogenicidade  Vírus Zika  Proteínas recombinantes 

Resumo

Os Flavivírus se destacam por serem responsável por um grande número de infecções e pela considerável morbidade e mortalidade das mesmas. Dentre os Flavivírus transmitidos no Brasil, podemos destacar os que atualmente são responsáveis por um grande número de infeções como o vírus da Dengue (DENV) e o Zika (ZIKV). A proteína E do envelope viral é responsável pela ligação e fusão com a membrana da célula hospedeira e é o alvo principal dos anticorpos neutralizantes. A proteína E pode ser dividida em três domínios estruturais e funcionais: domínio central (EDI), domínio II (EDII) responsável pela dimerização e que contém uma alça de fusão altamente conservada na extremidade distal, e domínio III (EDIII) que está envolvido no processo de ligação com a célula alvo. Devido à similaridade de aproximadamente 55% entre as proteínas codificadas pelo genoma do ZIKV com os diversos sorotipos de DENV, torna-se difícil distinguir a infecção causada por ambos os vírus. No presente projeto pretendemos produzir diferentes proteínas recombinantes e vacinas de DNA do envelope viral afim de aprofundar o estudo da resposta imune humoral em pacientes infectados por ZIKV (antigenicidade) e também que possam ser avaliadas quanto ao potencial imunogênico. O conhecimento gerado neste contexto pode trazer informações relevantes sobre as regiões da proteína E que induzem anticorpos ou que podem ser utilizados como candidatos vacinais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
APOSTOLICO, JULIANA DE SOUZA; SANTOS LUNARDELLI, VICTORIA ALVES; YAMAMOTO, MARCIO MASSAO; CUNHA-NETO, EDECIO; BOSCARDIN, SILVIA BEATRIZ; ROSA, DANIELA SANTORO. Poly(I:C) Potentiates T Cell Immunity to a Dendritic Cell Targeted HIV-Multiepitope Vaccine. FRONTIERS IN IMMUNOLOGY, v. 10, APR 24 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.