Busca avançada
Ano de início
Entree

Leishmanioses de importância médica no Brasil: estudo de sistemas celulares e isolados clínicos de Leishmania infantum e l. braziliensis e avaliação de candidatos vacinais contra l. infantum

Processo: 18/23302-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2019 - 31 de janeiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Selma Giorgio
Beneficiário:Selma Giorgio
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados:Nahiara Esteves Zorgi
Assunto(s):Leishmania  Leishmaniose  Macrófagos 

Resumo

As leishmanioses são um grupo de parasitoses negligenciadas. Essas doenças endêmicas de áreas tropicais e subtropicais tem como principais medidas profiláticas o tratamento de pacientes humanos e o uso de inseticidas. Não há vacinas para uso em humanos e os fármacos apresentam efeitos colaterais e resistência. Há grande diversidade clinica da doença atribuída a fatores do hospedeiro e variações inter- e intra- especificas do parasita. Esse projeto é dividido em três subprojetos. O perfil fenotípico (potencial de infectividade, comportamento em cultura axênica e susceptibilidade a fármacos) de isolados clínicos da região de Campinas, SP será analisado após cultivo, criopreservação e identificação da espécie. No segundo subprojeto pretendemos validar o sistema celular ex vivo lesional de Leishmania amazonensis (células mielóides CD11b+CD14+F4/80+CD68+) desenvolvido em nosso laboratório, testando e comparando a eficácia de fármacos usados na clinica. As linhagens transgênicas suicidas de L. infantum desenvolvidas no laboratório são parasitas transfectados com plasmideos pCherry-amastina contendo genes de proteínas tóxicas, expressos na forma amastigota, e que morrem após ter completado o processo de diferenciação. Nesse subprojeto avaliaremos as respostas imunológicas humoral e celular, a presença e o padrão de granulomas hepáticos e esplênicos em camundongos infectados e imunizados com esse modelo vacinal. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALAZAR TERREROS, MYRIAM JANETH; VISANI DE LUNA, LUIS AUGUSTO; GIORGIO, SELMA. Evaluation of antileishmanial drugs activities in an ex vivo model of leishmaniasis. Parasitology International, v. 71, p. 163-166, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.