Busca avançada
Ano de início
Entree

Imunosensores para detecção de células prostáticas tumorais circulantes utilizando anticorpos monoclonais murinos

Resumo

O câncer de próstata (CaP) é o câncer mais diagnosticado e a segunda causa de mortes por câncer entre os homens na América e nos países da Europa Ocidental. No Brasil, o número de novos casos de CaP estimado para o ano de 2018 foi de 68.220, com uma sobrevida média de 24 meses aos pacientes que desenvolvem a forma mais letal da doença, para o qual os tratamentos disponíveis são pouco eficazes. Sua detecção precoce é de fundamental importância e, para isso, destaca-se o papel dos anticorpos monoclonais, ferramentas que possuem importante papel na terapia, diagnóstico e estadiamento da doença. No entanto as técnicas clássicas na obtenção de anticorpos monoclonais podem não ser capazes de selecionar ou aumentar a probabilidade de obtenção de anticorpos específicos a antígenos que tenham relação direta com os processos de metástase tumoral. Neste sentido, esse projeto propõe utilizar uma técnica inovadora, desenvolvida em nosso laboratório, denominada imunização subtrativa de múltiplas tolerizações, a qual seleciona antígenos altamente agressivos e pouco expressos/raros na superfície de células tumorais. Após todas as etapas clássicas da obtenção dos clones de hibridomas, os dois melhores anticorpos, depois de produzidos e caracterizados, serão aplicados a uma plataforma diagnóstica empregando a tecnologia de imunosensores baseados em filmes nanoestruturados de fibroína, e também em imunohistoquímica, que poderão auxiliar no âmbito clínico ao detectar e caracterizar células tumorais circulantes, facilitando rápido diagnóstico de recidivas ou metástases. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE LIMA FONTES, MARINA; NEVES, FRANCINY MARA DE LIMA; SANTOS, KELVIN SOUSA; FUSCO-ALMEIDA, ANA MARISA; GIANNINI, MARIA JOSE SOARES MENDES; FELISBINO, SERGIO LUIS; DEFFUNE, ELENICE; MOROZ, ANDREI. Multiple Tolerization Subtractive Immunization (MTSI) Protocol: Effects on Mice and Monoclonal Antibody Specificity. FRONTIERS IN IMMUNOLOGY, v. 12, DEC 7 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.