Busca avançada
Ano de início
Entree

Sinalização e modificação lipídica via receptor CD36 no sistema nervoso

Processo: 18/18633-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2019 - 31 de janeiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Isaias Glezer
Beneficiário:Isaias Glezer
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Bettina Malnic ; Marcos Yukio Yoshinaga ; Sayuri Miyamoto
Assunto(s):Transdução de sinais  Transcriptômica  Lipidômica 

Resumo

O receptor CD36 participa de vários processos biológicos, dos quais se destacam a função associada à internalização celular e utilização de ácidos graxos, e a apresentação de ligantes a receptores que ativam células do sistema imune inato. No entanto, o receptor é considerado multifuncional por ser expresso em diversos tipos celulares e pela diversidade de ligantes. Nosso grupo caracterizou recentemente a expressão de CD36 em uma subpopulação de neurônios sensoriais olfatórios (OSNs), porém mais estudos são necessários para entender o papel fisiológico desta molécula no sistema nervoso. Até o momento somente a expressão de um receptor de odorante (OR/Olfr) foi associada aos neurônios CD36-positivos. Nesta proposta visamos detalhar uma identidade mais ampla de Olfrs co-expressos com Cd36, bem como entender a relação entre os receptores. Diante do crescente interesse em genes Olfr em tecidos extra-olfatórios, iremos também avaliar o perfil de expressão dos Olfrs selecionados em outros tecidos. Assumindo que a ausência de CD36 cause impacto no tecido olfatório, propomos analisar alterações globais de expressão gênica em diferentes cenários, e investigar a relação dos genes alterados com funções moleculares que indiquem uma singularidade dos OSNs CD36-positivos. De forma complementar, propomos investigar alterações de composição lipídica em diversos tecidos para compreender o impacto da perda de função do receptor, contribuindo para uma melhor compreensão das funções desempenhadas por CD36 no sistema nervoso. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHAVES-FILHO, ADRIANO BRITTO; DANTAS PINTO, ISABELLA FERNANDA; DANTAS, LUCAS SOUZA; XAVIER, ANDRE MACHADO; INAGUE, ALEX; FARIA, RODRIGO LUCAS; MEDEIROS, MARISA H. G.; GLEZER, ISAIAS; YOSHINAGA, MARCOS YUKIO; MIYAMOTO, SAYURI. Alterations in lipid metabolism of spinal cord linked to amyotrophic lateral sclerosis. SCIENTIFIC REPORTS, v. 9, AUG 12 2019. Citações Web of Science: 0.
MACEDO, FELIPE; DOS SANTOS, LUCAS SOUZA; GLEZER, ISAIAS; DA CUNHA, FEMANDA MARQUES. Brain Innate Immune Response in Diet-Induced Obesity as a Paradigm for Metabolic Influence on Inflammatory Signaling. FRONTIERS IN NEUROSCIENCE, v. 13, APR 24 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.