Biomabilidade 3D: imagens interativas para dispositivos móveis (tablets e smartpho...
- Auxílios pontuais (curta duração)
Processo: | 18/04085-4 |
Linha de fomento: | Auxílio à Pesquisa - Regular |
Vigência: | 01 de janeiro de 2019 - 31 de dezembro de 2021 |
Área do conhecimento: | Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação |
Convênio/Acordo: | EU-CELAC IG (ex-ERA.Net - LAC) |
Pesquisador responsável: | Ismar Frango Silveira |
Beneficiário: | Ismar Frango Silveira |
Pesq. responsável no exterior: | Matti Tedre |
Instituição no exterior: | University of Eastern Finland, Joensuu, Finlândia |
Instituição-sede: | Faculdade de Computação e Informática (FCI). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil |
Pesq. associados: | Cibelle Albuquerque de La Higuera Amato ; Maria Amelia Eliseo ; Valéria Farinazzo Martins |
Assunto(s): | Aprendizado computacional Ambiente virtual de aprendizagem Educação aberta Jogos educativos Narrativa digital Tecnologia educacional |
Resumo
As três áreas principais deste projeto SELI (Smart Environment for Learning and Inclusion) são: novas pedagogias e métodos, novos ambientes de aprendizagem e formação digital de educadores, incluindo professores de ensino superior, licenciandos e formadores nos setores de serviços sociais. O objetivo desta proposta é melhorar os resultados da aprendizagem, atender às necessidades de desenvolvimento de competências dos educadores, retroalimentar os processos de ensino por meio de analíticas de aprendizagem e encorajar a aprendizagem ao longo da vida em benefício dos grupos em vulnerabilidade social. Tecnologias inovadoras e métodos pedagógicos, tais como blockchain, pedagogia de compartilhamento global, acesso aberto e mineração de dados educacionais, serão adotados no projeto para desenvolver uma intervenção de aprendizado de ponta. (AU)