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Análise de aprendizagens decorrentes de projetos interdisciplinares, narradas por gestores e professores da rede municipal de ensino de Valinhos

Processo: 17/22157-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Vigência: 01 de novembro de 2018 - 31 de outubro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Celi Aparecida Espasandin Lopes
Beneficiário:Celi Aparecida Espasandin Lopes
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados: Rogério Marques Ribeiro ; Vinícius Pazuch
Bolsa(s) vinculada(s):19/03191-8 - Grupo de ensino e aprendizagem de ciências por meio de projetos interdisciplinares, BP.EP
19/02942-0 - Grupo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa por meio de projetos interdisciplinares, BP.EP
19/02954-8 - Grupo de ensino e aprendizagem de Geografia por meio de projetos interdisciplinares, BP.EP
+ mais bolsas vinculadas 19/03619-8 - Grupo de ensino e aprendizagem de Matemática por meio de projetos interdisciplinares, BP.EP
19/02830-7 - Grupo de ensino e aprendizagem de Ciências por meio de projetos interdisciplinares, BP.EP
19/02826-0 - Grupo de ensino e aprendizagem de Matemática por meio de projetos interdisciplinares, BP.EP
19/02839-4 - Grupo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa por meio de projetos interdisciplinares, BP.EP
19/02827-6 - Grupo de ensino e aprendizagem de Matemática por meio de projetos interdisciplinares, BP.EP
19/02843-1 - Grupo de supervisão dos trabalhos nas unidades escolares e de organização da documentação da pesquisa, BP.EP
19/02834-2 - Grupo de supervisão dos trabalhos nas unidades escolares e de organização da documentação da pesquisa, BP.EP
19/02838-8 - Grupo de ensino e aprendizagem de Ciências por meio de projetos interdisciplinares, BP.EP
19/02824-7 - Grupo de ensino e aprendizagem de Geografia por meio de projetos interdisciplinares, BP.EP
19/02943-6 - Grupo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa por meio de projetos interdisciplinares, BP.EP
19/02885-6 - Grupo de gestão escolar durante o planejamento e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, BP.EP
19/02835-9 - Grupo de gestão escolar durante o planejamento e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, BP.EP
19/02785-1 - Grupo de ensino e aprendizagem de Matemática por meio de projetos interdisciplinares, BP.EP
19/02836-5 - Grupo de gestão escolar durante o planejamento e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, BP.EP
19/02946-5 - Grupo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa por meio de projetos interdisciplinares, BP.EP
19/02840-2 - Grupo de ensino e aprendizagem de Matemática por meio de projetos interdisciplinares, BP.EP
19/02858-9 - Grupo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa por meio de projetos interdisciplinares, BP.EP
19/02832-0 - Grupo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa por meio de projetos interdisciplinares, BP.EP
19/02859-5 - Grupo de ensino e aprendizagem de Matemática por meio de projetos interdisciplinares, BP.EP
19/02825-3 - Grupo de ensino e aprendizagem de Matemática por meio de projetos interdisciplinares, BP.EP
19/02823-0 - Grupo de ensino e aprendizagem de Geografia por meio de projetos interdisciplinares, BP.EP
19/02837-1 - Grupo de supervisão dos trabalhos nas unidades escolares e de organização da documentação da pesquisa, BP.EP - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Estudos interdisciplinares  Aprendizagem  Ensino fundamental  Projetos  Ensino público  Métodos de ensino  Parceria colaborativa universidade-escola 

Resumo

Este projeto destina-se a discutir os problemas de ensino emergentes em oito escolas municipais da cidade de Valinhos. A equipe do projeto será composta por gestores e professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental. Trata-se de um estudo a ser desenvolvido pelo viés da colaboração entre pesquisadores e profissionais vinculados às escolas, com o objetivo de analisar, em narrativas orais e escritas dos gestores e dos professores das áreas de ciências, geografia, língua portuguesa e matemática, as aprendizagens reveladas pelos estudantes. Para tanto, desenvolver-se-ão experiências pedagógicas inovadoras a com a elaboração, o desenvolvimento e a avaliação de projetos interdisciplinares que terão como eixo integrador a educação estatística. Com o objetivo de desvelar as aprendizagens dos alunos quando imersos no desenvolvimento de projetos interdisciplinares, ouviremos os profissionais diretamente responsáveis por suas aprendizagens. A construção dos dados ocorrerá por meio das narrativas orais e escritas dos gestores e dos professores sobre o desenvolvimento de três projetos interdisciplinares ao longo de três semestres consecutivos. Toma-se a investigação narrativa não somente como metodologia, mas como forma de construir a realidade, uma vez que a metodologia está ancorada em uma ontologia. A narrativa favorece evidências sobre a experiência percebida e vista como um relato, captando a riqueza e os detalhes dos significados nos assuntos humanos, com base nas evidências do mundo e da vida. Reconstrói a experiência, refletindo sobre o vivido e atribuindo significado ao sucedido. Utilizar-se-á a análise holística da forma para encontrar a melhor expressão para as tramas expressas nos relatos. Espera-se, por meio do desenvolvimento de projetos interdisciplinares, apontar indicadores relevantes para o processo de ensino e aprendizagem. (AU)

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