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Lazer, educação e tecnologia: construção de histórias em quadrinhos em aulas de educação física no ensino fundamental

Processo: 17/13279-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Vigência: 01 de março de 2018 - 31 de agosto de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Cinthia Lopes da Silva
Beneficiário:Cinthia Lopes da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências da Saúde. Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Instituto Educacional Piracicabano. Piracicaba , SP, Brasil
Pesq. associados: Adalberto dos Santos Souza ; Ana Carolina Capellini Rigoni ; Claudio Kirner ; Gisele Maria Schwartz ; Lucas de Andrade Carvalho ; Luciene Ferreira da Silva ; Marcio Ferreira de Souza ; Priscilla Pinto Costa da Silva ; Silvio Rossi Filho
Bolsa(s) vinculada(s):19/13607-7 - Lazer, educação e tecnologia: construção de histórias em quadrinhos em aulas de Educação Física no ensino fundamental, BP.EP
18/13441-9 - Plano de trabalho do bolsista do projeto de pesquisa Lazer, educação e tecnologia: construção de histórias em quadrinhos em aulas de Educação Física no ensino Fundamental/FAPESP 2017/13279-4, BP.EP
Assunto(s):Tecnologia  Ensino fundamental  Educação física escolar  História em quadrinhos  Lazer 

Resumo

Este projeto tem como objetivo geral construir um novo aplicativo de histórias em quadrinhos para uso em aulas de educação física-ensino fundamental, com a finalidade de educação para o lazer. É nos anos finais do fundamental que se encontra hoje o maior problema do fluxo escolar brasileiro. Nas aulas de educação física, dentre os alunos que estão na educação básica, muitos não participam de tais aulas por motivos variados: questões de ordem didático metodológicas e de organização curricular que ocasionam exclusão e evasão das atividades propostas. Assim, o uso de recursos tecnológicos que possibilitem a construção de histórias em quadrinhos nas aulas de educação física poderá viabilizar e facilitar aos alunos o acesso ao conhecimento, tendo como finalidade a educação para o lazer, sendo uma solução para a melhoria do processo pedagógico no ensino fundamental. Como procedimentos metodológicos será realizada pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa de campo ocorrerá a partir de experiências pedagógicas na cidade de Piracicaba/SP. A pesquisa é de natureza qualitativa. (AU)