Busca avançada
Ano de início
Entree

Lazer, educação e tecnologia: construção de histórias em quadrinhos em aulas de educação física no ensino fundamental

Processo: 17/13279-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de março de 2018
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Cinthia Lopes da Silva
Beneficiário:Cinthia Lopes da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências da Saúde. Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Instituto Educacional Piracicabano. Piracicaba , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Adalberto dos Santos Souza ; Ana Carolina Capellini Rigoni ; Claudio Kirner ; Gisele Maria Schwartz ; Lucas de Andrade Carvalho ; Luciene Ferreira da Silva ; Marcio Ferreira de Souza ; Priscilla Pinto Costa da Silva ; Silvio Rossi Filho
Bolsa(s) vinculada(s):19/13607-7 - Lazer, educação e tecnologia: construção de histórias em quadrinhos em aulas de Educação Física no ensino fundamental, BP.EP
18/13441-9 - Plano de trabalho do bolsista do projeto de pesquisa Lazer, educação e tecnologia: construção de histórias em quadrinhos em aulas de Educação Física no ensino Fundamental/FAPESP 2017/13279-4, BP.EP
Assunto(s):Tecnologia  Ensino fundamental  Educação física escolar  História em quadrinhos  Lazer 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | Educação Física Escolar | Ensino Fundamental | histórias em quadrinhos | Lazer | tecnologia | Educação para o lazer em aulas de Educação Física - Ensino Fundamental

Resumo

Este projeto tem como objetivo geral construir um novo aplicativo de histórias em quadrinhos para uso em aulas de educação física-ensino fundamental, com a finalidade de educação para o lazer. É nos anos finais do fundamental que se encontra hoje o maior problema do fluxo escolar brasileiro. Nas aulas de educação física, dentre os alunos que estão na educação básica, muitos não participam de tais aulas por motivos variados: questões de ordem didático metodológicas e de organização curricular que ocasionam exclusão e evasão das atividades propostas. Assim, o uso de recursos tecnológicos que possibilitem a construção de histórias em quadrinhos nas aulas de educação física poderá viabilizar e facilitar aos alunos o acesso ao conhecimento, tendo como finalidade a educação para o lazer, sendo uma solução para a melhoria do processo pedagógico no ensino fundamental. Como procedimentos metodológicos será realizada pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa de campo ocorrerá a partir de experiências pedagógicas na cidade de Piracicaba/SP. A pesquisa é de natureza qualitativa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)