Busca avançada
Ano de início
Entree

Microalgas como solução para recuperação de nutrientes provenientes de esgoto sanitário de alta carga

Resumo

Os sistemas de saneamento empregados atualmente implicam em desvalorização dos resíduos, perda de nutrientes, desperdício de água e emissão de cargas poluidoras residuais no meio ambiente. Sabe-se que o setor agrícola depende do uso de fertilizantes sintéticos para a produção global de alimentos, todavia, o setor tem sofrido grande pressão em razão crise hídrica e futura escassez fósforo. Aliado a isso, o novo conceito de saneamento visa a recuperação máxima de energia e recursos das águas residuárias, minimizando o uso de água potável e emissões de micropoluentes. Neste contexto, esse projeto visa o desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias de tratamento de esgoto sanitário que possibilitem a transição para uma economia circular e tragam benefícios ambientais, econômicos e sociais. Para isso, será avaliado um processo de tratamento composto por sistema anaeróbio e cultivo de microalgas. Além disso, será monitorada a qualidade do efluente final, produção de metano e biomassa algal. Será estudado o uso de coagulantes naturais para a separação da biomassa algal, por meio de coagulação/floculação. A biomassa algal resultante será avaliada quanto à sua qualidade como biofertilizante e viabilidade no cultivo de Amaranthus cruentus. A remoção de micropoluentes, metais pesados e patógenos humanos também será avaliada em todo o sistema para garantir uma qualidade de efluente final e biomassa algal adequados para reutilização. Finalmente, será realizada a análise de sustentabilidade do processo proposto, considerando os diferentes cenários para recuperação da biomassa de algas. Com o sistema de tratamento proposto serão fechados os ciclos de nutrientes, energia e água de forma sustentável, ao mesmo tempo em que produziremos um valioso produto de biomassa algal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TEIXEIRA, MARIANA SOUZA; SPERANZA, LAIS GALILEU; DA SILVA, ISABEL COSTACURTA; MORUZZI, RODRIGO BRAGA; RIBEIRO SILVA, GUSTAVO HENRIQUE. Tannin-based coagulant for harvesting microalgae cultivated in wastewater: Efficiency, floc morphology and products characterization. Science of The Total Environment, v. 807, n. 1 FEB 10 2022. Citações Web of Science: 0.
DA SILVA, JULLIANA ALVES; BRAGA, ADRIANA F. M.; FERMOSO, FERNANDO G.; ZAIAT, MARCELO; SILVA, GUSTAVO H. R. Evaluation of the influence of trace metals on methane production from domestic sewage, using the Plackett-Burman experimental design. Journal of Environmental Management, v. 294, SEP 15 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.