Busca avançada
Ano de início
Entree

Abordagens multiômicas para compreender a evolução da resistência a inseticidas em Spodoptera frugiperda e Euschistus heros: em direção ao efetivo manejo da resistência a inseticidas (MRI) nos agroecossistemas brasileiros

Resumo

A resistência a inseticidas representa uma limitação crescente à produtividade agrícola brasileira, e estratégias e ferramentas para prevenir, retardar ou vencer a emergência e avanço da resistência são urgentemente necessárias. O desenvolvimento de abordagens eficientes para combater a resistência exige conhecimento dos mecanismos envolvidos nos processos que levam à evolução da resistência. Entretanto, investigações nesse sentido são limitadas pela falta de recursos genômicos e transcriptômicos para as pragas chaves das culturas, Essa proposta de projeto tem por objetivo: 1) gerar dados básicos e recursos genômicos que possam ser explorados em projetos sequenciais voltados ao entendimento dos Mecanismos da resistência a inseticidas em duas pragas chaves da agricultura brasileira e 2) desenvolver uma rede integrada com diversos grupos ligados ao setor agrícola como um pré-requisito para a tradução dos conhecimentos e ferramentas geradas nesse e em futuros projetos (fase 2) em estratégias eficientes de combate à resistência de insetos a inseticidas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FREITAS GOMES, ANA FLAVIA; OMOTO, CELSO; CONSOLI, FERNANDO LUIS. Gut bacteria of field-collected larvae of Spodoptera frugiperda undergo selection and are more diverse and active in metabolizing multiple insecticides than laboratory-selected resistant strains. JOURNAL OF PEST SCIENCE, v. 93, n. 2 JAN 2020. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.