Busca avançada
Ano de início
Entree

A Privação de sono e suas possíveis alterações cardíacas em um modelo da Doença de Parkinson induzida por 6-hidroxidopamina em ratos: compreensao para a morte súbita na Doença de Parkinson (SUDPAR).

Resumo

A doença de Parkinson (DP) é uma das doenças neurodegenerativas mais comuns relacionados à idade. Além disso, estudos epidemiológicos mostraram que pessoas com DP têm maior probabilidade de morrer prematuramente do que aquelas sem DP, e uma importante categoria de morte relacionada à DP é a morte súbita na doença de Parkinson (SUDPAR). Além disso, a causa da SUDPAR ainda é desconhecida; entretanto, os mecanismos comumente sugeridos são anormalidades cardíacas encontradas nos indivíduos com DP. Apesar da necessidade de estudos translacionais, alguns fatores de risco tem sido relacionados com a SUDPAR, tais como como idade de início, duração da DP, sexo, gravidade motora, doença cardíaca e pulmonar concomitante, tratamento medicamentoso (polifarmácia) e distúrbios do sono. As alterações do sono estão presentes em mais de 50% dos pacientes com DP e causam prejuízo na saúde e qualidade de vida dos pacientes. Nesse sentido, os objetivo desse estudo será investigar diversos parâmetros cardíacos (fisiológicos, inflamatórios e moleculares) através da privac'ao de sono em um modelo da DP induzida por 6-hidroxidopamina. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VICTORINO, DANIELLA BALDUINO; NEJM, MARIANA; GUIMARAES-MARQUES, MARCIA; SCORZA, FULVIO ALEXANDRE; SCORZA, CARLA ALESSANDRA. Repurposing GLP-1 Receptor Agonists for Parkinson's Disease: Current Evidence and Future Opportunities. PHARMACEUTICAL MEDICINE, v. 35, n. 1 JAN 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.