Busca avançada
Ano de início
Entree

Imunoterapia com alvo em subpopulações de células-tronco de câncer derivadas de carcinoma epidermóide oral: papel das células natural killer

Resumo

O carcinoma epidermóide oral (CEO) é uma neoplasia extremamente agressiva, associada com elevada taxa de mortalidade. Apesar dos avanços em relação ao tratamento do CEO, poucos benefícios foram alcançados em relação ao prognóstico e muitos pacientes desenvolvem recorrência e resistência à terapia. Evidências recentes mostram que o CEO apresenta uma população de células raras, denominadas células-tronco de câncer (CTC), as quais estão presentes em diferentes estados fenotípico, sendo responsáveis por sustentar o crescimento tumoral bem como participar nos mecanismos de progressão, metástase e resistência ao tratamento. Desta maneira, terapias que atuem especificamente nas CTC são necessárias para o sucesso do tratamento. Neste contexto, a imunoterapia adotiva com as células Natural Killer (NK) tem demonstrado ser uma potente ferramenta terapêutica em diferentes neoplasias malignas, uma vez que estudos recentes têm mostrado que as mesmas atacam preferencialmente as CTC em relação às demais células que compõem a neoplasia. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar o potencial das células NK em eliminar as subpopulações de CTC no CEO identificadas pelo fenótipo CD44high/ESAhigh, CD44high/ESAlow e amebóide, bem como os mecanismos celulares e moleculares envolvidos no reconhecimento e eliminação das CTC pelas células NK. Para realização deste projeto, linhagens celulares derivadas de CEO bem como suas respectivas subpopulações de CTC (CD44high/ESAlow, CD44high/ESAhigh e células ameboides) serão co-cultivadas com células NK isoladas a partir de sangue periférico de doadores saudáveis e posteriormente serão realizados ensaios celulares e moleculares in vitro, incluindo citotoxicidade, degranualção, formação de colônias e esferas, citometria de fluxo, apoptose, expressão gênica e ELISA para avaliar como as células NK atacam as CTC. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
J.E. BELIZÁRIO. Immunity, virus evolution, and effectiveness of SARS-CoV-2 vaccines. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 54, n. 5, p. -, 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.