Busca avançada
Ano de início
Entree

II Congresso Brasileiro de Organização do Espaço e XIV Seminário de Pós-Graduação em Geografia "Soberania e Ciência no Século XXI: a decolonialidade do saber como novo paradigma geográfico?"

Processo: 18/26552-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Organização de Reunião Científica
Vigência: 24 de março de 2019 - 28 de março de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Diego Corrêa Maia
Beneficiário:Diego Corrêa Maia
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Soberania 

Resumo

Criado como uma atividade interna do Programa de Pós-Graduação em Geografia, o Seminário da Pós-Graduação foi promovido com o intuito de aprofundar o debate científico da Geografia entre os alunos do PPGG UNESP Rio Claro e toda a comunidade acadêmica, apresentando as pesquisas realizadas no nível da pós-graduação. No decorrer dos anos, com a realização de novas edições e a consequente visibilidade, o Seminário se expandiu e hoje conta com uma estrutura e organização de um evento nacional, com a presença de professores conferencistas e participantes de mesas-redondas de diferentes regiões do país. A XIV edição do Seminário será realizado em março de 2019, conjuntamente ao II Congresso Brasileiro de Organização do Espaço, tendo como tema "Soberania e Ciência no século XXI: a decolonialidade do saber como novo paradigma geográfico?". O objetivo do evento não recai unicamente em se responder ao questionamento "a decolonialidade do saber como um novo paradigma geográfico?", mas principalmente, a partir de uma leitura geográfica, situar como esse pensamento, a decolonialidade, contribui para a construção da soberania nacional e latino-americana. Logo, o II Congresso Brasileiro de Organização do Espaço e o XIV Seminário da Pós-Graduação em Geografia é um evento revestido de grande importância tendo em vista o atual momento histórico vivenciado pelo Brasil e por seus vizinhos latino-americanos, marcado por um avanço de políticas conservadoras no campo social, político e econômico, afastando a possibilidade de um aprofundamento de relações de integração regional. A programação das atividades do II Congresso Brasileiro de Organização do Espaço e XIV Seminário de Pós-Graduação em Geografia objetiva oferecer um ambiente de intensa reflexão em torno das questões que tangem a Geografia, especialmente, aquelas que envolvem a construção de um território soberano, de um pensamento com efetiva autonomia e do avanço de uma sociedade mais humana e justa. (AU)