Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação, recuperação e conservação da fauna ameaçada de extinção do Centro de Endemismo Pernambuco (CEP)

Processo: 17/23548-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de março de 2019 - 31 de maio de 2024
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Luís Fábio Silveira
Beneficiário:Luís Fábio Silveira
Instituição-sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores principais:Mercival Roberto Francisco ; Pedro Manoel Galetti Junior
Pesq. associados:Ana Paula Carmignotto ; Hylio Laganá Fernandes ; José Maurício Barbanti Duarte ; Marco Aurelio Pizo Ferreira ; Mauro Galetti Rodrigues ; Patrícia Domingues de Freitas ; Ricardo Jose Garcia Pereira
Bolsa(s) vinculada(s):20/16065-8 - Aprendendo com o passado para prever o futuro: inferindo respostas da avifauna do Centro de Endemismo Pernambuco (CEP) às mudanças climáticas com filogeografia comparada e modelos de distribuição de espécies, BP.PD
20/13489-1 - Genética da paisagem em áreas do Centro de Endemismo Pernambuco (CEP), BP.PD
20/07619-0 - Passado, presente e futuro do uso de habitat e dieta de aves frente aos impactos antropogênicos na Mata Atlântica do Brasil, BP.DR
+ mais bolsas vinculadas 20/11479-9 - GERAÇÃO DE CÉLULAS PLURIPOTENTES INDUZIDAS (iPS) EM ANIMAIS SELVAGENS AMEAÇADOS, BP.PD
20/10339-9 - Chuva de sementes e limitação ao recrutamento de plantas em fragmentos de Mata Atlântica nordestina, BP.PD
20/02570-2 - Mamíferos terrestres do centro de endemismo de Pernambuco como indicadores de integridade ambiental, BP.PD
20/07690-6 - Taxonomia e biogeografia de Myrmoderus ruficauda (Aves, Passeriformes, Thamnophilidae) com base em caracteres morfológicos, vocais e moleculares, BP.IC
19/26436-6 - Reavaliação das espécies de mamíferos que se acredita estar localmente extintos no Centro de Endemismo Pernambuco (CEP), a partir de DNA de amostras mistas e metabarcoding, BP.PD - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Biotecnologia  Conservação  Ecologia  Interação planta-animal  Sistemática  Inventários de fauna  Animais em extinção  Mata Atlântica 

Resumo

A Mata Atlântica é um dos biomas com maior biodiversidade e, ao mesmo tempo, com um dos maiores níveis de degradação em todo o planeta. O Centro de Endemismo Pernambuco (CEP), que se estendia originalmente ao norte do Rio São Francisco, nos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas, é hoje a área com o maior número de táxons ameaçados de extinção da Mata Atlântica, e cujos remanescentes florestais estão sob alto risco de desaparecimento, e já contando com espécies extintas. Paradoxalmente, o CEP é também a região mais pobre em estudos científicos em toda a Mata Atlântica. Ao mesmo tempo em que quatro espécies de aves foram recentemente declaradas extintas, novas espécies ainda estão sendo descritas na região, indicando que em muito pouco tempo a ciência não terá mais a chance de registrar possíveis novos táxons e será tarde demais para que ações possam ser propostas para a conservação das espécies ameaçadas. A falta de conhecimento recai não apenas sobre a composição da sua biodiversidade, mas também sobre ''onde'' ela está concentrada e ''por que''? Por isto, esta proposta traz como desafios: 1) aprimorar o conhecimento taxonômico das aves e mamíferos do CEP, que está sendo perdido antes mesmo de ser conhecido; 2) aprimorar o conhecimento sobre os fatores que afetam a distribuição e a persistência dos organismos, com foco no estado de Alagoas; 3) utilizar este conhecimento para propor e colocar em prática ações mais ostensivas e emergenciais de manejo e; 4) aumentar o conhecimento do público em geral sobre o CEP e sobre sua importância, através da divulgação científica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Taxa de formação de novas espécies de aves nas Américas é mais acelerada em regiões com menor diversidade 
Pós-doutorado em ornitologia no Museu de Zoologia da USP 
Pós-doutorado em genética da paisagem na UFSCar de Sorocaba 
Pós-doutorado em ecologia vegetal no Museu de Zoologia da USP 
Pós-doutorado em reprodução animal na USP e na Unesp 
Vaga de Pós-doutorado em Ecologia na UFSCar com bolsa da FAPESP 
Pós-doutorado em identificação de mamíferos na UFSCar com bolsa da FAPESP 
Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Onde surgiram os pássaros 
De regreso al Bosque Atlántico 
De regreso al Bosque Atlántico 
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (37 total):
Mais itensMenos itens
G1: Pesquisa descobre nova espécie de ave criticamente ameaçada em Alagoas, veja fotos e vídeos (23/Mar/2021)
Nexo Jornal: Onde surgiram os pássaros (07/Fev/2021)
Biólogo: Origem dos pássaros (31/Mar/2021)
Notícias Indaiatuba: Pesquisa descobre nova espécie de ave criticamente ameaçada em Alagoas, veja fotos e vídeos (23/Mar/2021)
Amazônia: Onde surgiram os pássaros (10/Mar/2021)
O Eco: Onde surgiram os pássaros (09/Mar/2021)
Press From Brasil (EUA): Onde surgiram os pássaros (06/Mar/2021)
Espaço Ecológico no Ar: Pesquisadores descobrem que maioria das aves emergiu de desertos e montanhas (05/Mar/2021)
Planeta online: Onde surgiram os pássaros - Planeta (26/Fev/2021)
Revista Ecológico online: Taxa de formação de novas espécies de aves nas Américas é mais acelerada em regiões com menor diversidade (18/Fev/2021)
Sou Ecológico: Taxa de formação de novas espécies de aves nas Américas é mais acelerada em regiões com menor diversidade (18/Fev/2021)
Dom Total: Formação de novas espécies de aves é mais acelerada em regiões com menor diversidade (15/Fev/2021)
Jornal Fatos & Notícias: Taxa de formação de novas espécies de aves nas Américas é mais acelerada em regiões com menor diversidade (11/Fev/2021)
Espaço Ecológico no Ar: Estudo publicado na Science aponta a evolução de uma das maiores linhagens de pássaros (10/Fev/2021)
Ambiente do Meio: Taxa de formação de aves nas Américas (09/Fev/2021)
Press From Brasil (EUA): Taxa de formação de novas espécies de aves nas Américas é mais acelerada em regiões com menor diversidade (09/Fev/2021)
Saense: Taxa de formação de novas espécies de aves nas Américas é mais acelerada em regiões com menor diversidade (08/Fev/2021)
Brasil Amazônia Agora: Onde surgiram os pássaros (08/Fev/2021)
Plantão News (MT): Taxa de formação de novas espécies de aves nas Américas é mais acelerada (06/Fev/2021)
Revista Amazônia: Taxa de formação de novas espécies de aves nas Américas é mais acelerada em regiões com menor diversidade (05/Fev/2021)
Jornal da Ciência online: Taxa de formação de novas espécies de aves nas Américas é mais acelerada em regiões com menor diversidade (05/Fev/2021)
Portal Neo Mondo: Taxa de formação de novas espécies de aves nas Américas é mais acelerada em regiões com menor diversidade (05/Fev/2021)
UTK - The University of Tennessee Knoxville (EUA): Evolution of Tropical Biodiversity Hotspots (11/Dez/2020)
Agrosoft: Vaga de pós-doutorado em ecologia na UFSCar com bolsa da FAPESP (12/Dez/2019)
Traipu Notícia: Mutum-de-alagoas: primeira espécie de animal extinta na natureza na América do Sul será reintroduzida em Alagoas (05/Set/2019)
Alagoas 24 Horas: Mutum-de-alagoas: Extinta na natureza na América do Sul, espécie será reintroduzida em Alagoas (02/Set/2019)
Cada Minuto: Mutum-de-alagoas: primeira espécie de animal extinta na natureza na América do Sul será reintroduzida em Alagoas (02/Set/2019)
Painel Notícias: Mutum-de-alagoas: primeira espécie de animal extinta na natureza na América do Sul será reintroduzida em Alagoas (02/Set/2019)
Sete Segundos: Mutum-de-alagoas: Extinta na natureza na América do Sul, espécie será reintroduzida em Alagoas (02/Set/2019)
Diário Arapiraca: Mutum-de-alagoas espécie extinta na América do Sul será reintroduzido em Alagoas (02/Set/2019)
Al1: Mutum-de-alagoas: primeira espécie de animal extinta na natureza na América do Sul será reintroduzida em Alagoas (02/Set/2019)
Alagoas na Net: Mutum-de-alagoas: 1º espécie extinta na América do Sul será reintroduzida em AL (02/Set/2019)
OP9: Extinto da natureza, mutum-de-alagoas vai voltar ao habitat natural (02/Set/2019)
Alagoas Alerta: Primeira espécie de animal a ser extinta na natureza na América do Sul vai ser reintroduzida em AL (02/Set/2019)
É Assim: Mutum-de-alagoas: Extinta na natureza na América do Sul, espécie será reintroduzida em Alagoas (02/Set/2019)
Ministério Público do Estado de Alagoas: Mutum-de-alagoas: Extinta na natureza na América do Sul, espécie será reintroduzida em Alagoas (02/Set/2019)
NN1: Mutum-de-alagoas espécie extinta na América do Sul será reintroduzido em Alagoas (02/Set/2019)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BOCALINI, FERNANDA; BOLIVAR-LEGUIZAMON, SERGIO D.; SILVEIRA, LUIS F.; BRAVO, GUSTAVO A. Comparative phylogeographic and demographic analyses reveal a congruent pattern of sister relationships between bird populations of the northern and south-central Atlantic Forest. Molecular Phylogenetics and Evolution, v. 154, JAN 2021. Citações Web of Science: 0.
CORBETT, EAMON C.; BRAVO, GUSTAVO A.; SCHUNCK, FABIO; NAKA, LUCIANO N.; SILVEIRA, LUIS F.; EDWARDS, SCOTT V. Evidence for the Pleistocene Arc Hypothesis from genome-wide SNPs in a Neotropical dry forest specialist, the Rufous-fronted Thornbird (Furnariidae:Phacellodomus rufifrons). Molecular Ecology, v. 29, n. 22, p. 4457-4472, NOV 2020. Citações Web of Science: 1.
BOLIVAR-LEGUIZAMON, SERGIO D.; SILVEIRA, LUIS F.; DERRYBERRY, ELIZABETH P.; BRUMFIELD, ROBB T.; BRAVO, GUSTAVO A. Phylogeography of the Variable Antshrike (Thamnophilus caerulescens), a South American passerine distributed along multiple environmental gradients. Molecular Phylogenetics and Evolution, v. 148, JUL 2020. Citações Web of Science: 1.
GLAUCO ALVES PEREIRA; HELDER FARIAS PEREIRA DE ARAÚJO; SEVERINO MENDES DE AZEVEDO JÚNIOR; CÍNTIA CAMILA SILVA ANGELIERI; LUÍS FÁBIO SILVEIRA. Distribution, threats and conservation of the White-collared Kite (Leptodon forbesi, Accipitridae), the most threatened raptor in the Neotropics. Papéis Avulsos de Zoologia (São Paulo), v. 59, p. -, 2019.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.