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Ecu biocombustível (diesel-gnv) para geradores de energia

Processo: 18/14963-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de março de 2019 - 30 de novembro de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica
Pesquisador responsável:Celso de Souza Corsino
Beneficiário:Celso de Souza Corsino
Empresa:Celso de Souza Corsino - ME
CNAE: Manutenção e reparação de equipamentos e produtos não especificados anteriormente
Município: São José dos Campos
Pesq. associados: Mozart Fraga Martins
Assunto(s):Biocombustíveis  Geradores de energia  Gás natural  Óleo diesel  Motores diesel 

Resumo

A Celso de Souza Corsino ME, que utiliza o nome fantasia Hybrid e-Controls (www.hecontrols.com.br), é uma empresa focada no desenvolvimento e comercialização de equipamentos eletrônicos dedicados ao diagnóstico de motores diesel. As soluções inteligentes e funcionais desenvolvidas pela empresa equipam os principais veículos de transporte de carga e máquinas agrícolas utilizados hoje no país. Além do desenvolvimento de produtos tais como o NOx Tester, equipamento destinado a avaliar a sonda de NOX e sistema de exaustão e pós tratamento de veículos diesel com ARLA, a empresa também atua no treinamento e formação de profissionais na área de reparo e arquitetura de sistemas de controle de motores diesel, como foco no uso das ferramentas comercializadas, técnicas de diagnóstico e reparo eletrônico de centrais de controle motor da linha pesada (caminhões e máquinas agrícolas).O objetivo deste Projeto é realizar pesquisa inovativa baseada em Unidade de Controle Eletrônico, com o intuito de conduzir a um processo de definição das especificações e parâmetros adequados para a construção de uma ECU Bicombustível, que possibilite um motor, inicialmente projetado para o ciclo diesel, operar com óleo diesel ou com gás natural (GNV). A aplicação principal da ECU Bicombustível é para uso em motores estacionários, com a finalidade de geração de energia elétrica, originalmente alimentados com óleo diesel, de modo a estabelecer os parâmetros e requisitos mínimos necessários à obtenção das características adequadas (robustez, eficiência e baixo custo) para a inserção eficiente de um produto desse tipo no mercado. Os principais desafios tecnológicos associados à pesquisa inovativa de uma ECU Bicombustível que seja capaz de possibilitar a conversão de um motor diesel comum em um motor alimentado com GNV, estão relacionados ao módulo eletrônico e ao software de controle da ECU. Esses desafios serão mitigados com o desenvolvimento de atividades específicas, realizadas mediante a aplicação de metodologias apropriadas, baseadas em cálculos, projeto, montagem e configuração da ECU, avaliação de desempenho e análise preliminar de viabilidade técnica. Ao final da pesquisa inovativa a ser executada no escopo deste Projeto, a empresa pretende obter resultados conclusivos que indiquem pela viabilidade técnica do prosseguimento em pesquisa e desenvolvimento de uma unidade de controle bicombustível que permita um motor a combustão de gerador de energia elétrica operar com diesel e com GNV, com características de robustez, eficiência e baixo custo, visando a inserção eficiente de um produto desse tipo no mercado. Esta proposta de pesquisa inovativa permitirá à Empresa internalizar conhecimentos, metodologia e tecnologia, de modo que a inovação de produto a ser gerada permita que a empresa se capacite na pesquisa e desenvolvimento de produto para o setor automotivo, antecipando-se estrategicamente às crescentes demandas ambientais. Este projeto tem o potencial de alavancar a qualidade e a amplitude dos produtos e serviços prestados pela empresa, de forma que haja um impacto comercial e tecnológico muito positivo para a Empresa Proponente, para o Estado de São Paulo, e para o Brasil. (AU)