Busca avançada
Ano de início
Entree

Correlação entre a estrutura e as propriedades investigada por RMN multinuclear no estado sólido em materiais desordenados

Processo: 18/24735-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2019 - 28 de fevereiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Silvia Helena Santagneli
Beneficiário:Silvia Helena Santagneli
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Pesq. associados:Hellmut Eckert
Assunto(s):Processo sol-gel  Estrutura 

Resumo

A proposta tem como objetivo realizar o estudo estrutural em materiais desordenados por Ressonância Magnética Nuclear (RMN) no estado sólido. As atividades aqui propostas envolvem o desenvolvimento e caracterização estrutural dos seguintes materiais: i) O estudo de materiais vítreos e vitrocerâmicas a base de fosfato e fluorofosfato com potencial aplicação em fotônica. Estes vidros apresentam baixa energia de fônon, e consequentemente melhores propriedades ópticas e baixo relaxamento não radiativo para as amostras dopadas com íons terras raras (RE). O interesse nestes sistemas baseia-se no entendimento dessas propriedades ópticas, pois a combinação das espectroscopias de RMN e óptica define uma estratégia espectroscópica integrada abrangente para obter informações quantitativas importantes na ordem de curto e médio alcance da rede de vítrea. ii) A segunda linha consiste no estudo estrutural por espectroscopia de RMN em materiais híbridos preparados a partir do processo sol gel, para a produção de objetos preparados via manufatura aditiva (MA), conhecida como impressão 3D, e em colaboração com outros parceiros incluídos nesta proposta. Estes materiais nano-estruturados se concentram no estudo das propriedades superficiais, bem como na estrutura molecular, dinâmica e nas reações das espécies adsorvidas. A compreensão da natureza dos processos responsáveis pela formação de compostos orgânicos e inorgânicos pode ser monitorada por espectroscopia de RMN. As reações químicas de hidrólise e condensação podem ser monitoradas, permitindo o entendimento e a dinâmica as reações envolvidas, assim como os processos que envolvem a na eliminação da fase orgânica. A RMN de líquidos e de sólido permitirá o estudo da natureza dessas interações. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GALLEANI, GUSTAVO; DOERENKAMP, CARSTEN; SANTAGNELI, SILVIA; MAGON, CLAUDIO JOSE; DE CAMARGO, ANDREA S. S.; ECKERT, HELLMUT. Compositional Optimization of Emission Properties for Rare-Earth Doped Fluoride Phosphate Glasses: Structural Investigations via NMR, EPR, and Optical Spectroscopies. Journal of Physical Chemistry C, v. 123, n. 51, p. 31219-31231, DEC 26 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.