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Desenvolvimento de simulação virtual para aquisição de dados de bancada de termodinâmica

Processo: 18/08573-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de março de 2019 - 30 de novembro de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:Douglas Carlos Vilela
Beneficiário:Douglas Carlos Vilela
Empresa:Douglas Carlos Vilela
CNAE: Educação superior - graduação e pós-graduação
Atividades de apoio à educação
Município: São José dos Campos
Pesquisadores principais:José Silvério Edmundo Germano
Bolsa(s) vinculada(s):19/06395-3 - Desenvolvimento de simulação virtual para aquisição de dados de bancada de termodinâmica, BP.TT
Assunto(s):Termodinâmica  Laboratórios  Simulação por computador  Internet 

Resumo

Laboratórios virtuais permitem que experimentos sejam realizados a distância por usuários que tenham conexão à internet, podendo ser usados em ambientes industriais e educacionais. Nos ambientes educacionais, a simulação é uma das ferramentas associadas que contribuem para complementação pedagógica das aulas. Para a realização dos experimentos de termodinâmica mais realistas e à distância é necessário a integração de funções mais elaboradas de sensores através de comandos executados pelos usuários por meio de computadores conectados à internet. Os usuários também podem visualizar todo o procedimento experimental, bem como, a ocorrência do fenômeno. Será importante o conhecimento e uso de sensores e transdutores que são utilizados para realizarem a aquisição dos dados nos experimentos reais e os atuadores que são utilizados para fazerem a mudança dos parâmetros desejados afim da construção do simulador virtual. Essas variáveis de entrada e saída são totalmente controladas por softwares conectados à rede internet. Algumas vantagens do experimento simulado podem ser destacadas, dentre elas: * Maior tempo de utilização dos experimentos pois ficam 24 horas por dia, 365 dias ao ano, proporcionando um rendimento é maior. * Fórum de interação. Um fórum de debate pode proporcionar consultas e tirar potenciais dúvidas sobre o simulador. * Na organização dos laboratórios não é necessário mantê-los abertos, bastando que estejam on-line. * Os alunos e professores podem organizar melhor seu tempo, de maneira similar aos horários das aulas. * Os laboratórios remotos podem ser colocados à disposição da sociedade em qualquer local do mundo para palestras e cursos de formação continuada de professores. Espera-se ao final do prazo deste projeto que o simulador virtual esteja pronto e em fase de testes para iniciar a prospecção de mercado das universidades EaD. (AU)