Busca avançada
Ano de início
Entree

Aprendizagem docência: interação intergeracional em contextos híbridos por meio de narrativas escritas

Processo: 18/24782-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 10 de junho de 2019 - 04 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira
Beneficiário:Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira
Pesquisador visitante: Maria Alfredo Ferreira de Freitas Lopes Moreira
Inst. do pesquisador visitante: Universidade do Minho (UMinho), Portugal
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores  Ensino e aprendizagem  Intercâmbio de pesquisadores 

Resumo

Esta proposta tem como objetivo geral contar com o apoio da Profa. Dra. Maria Alfredo Moreira no processo de análise das contribuições para a aprendizagem da docência provocada pelo intercâmbio on-line de professores experientes, iniciantes e licenciados sobre dilemas e impasses da docência, por meio de um diálogo intergeracional em um espaço híbrido. Para tanto serão investigadas duas perspectivas - a de grupo no Diálogo intergeracional na indução de professores iniciantes e em díade do Programa Híbrido de Mentoria, respectivamente financiadas pelo CNPQ (Processo 404133/2016-9) e FAPESP (proc. 16/25412-8). Essas iniciativas visam criar um espaço de desenvolvimento profissional híbrido onde possam se desenvolver ações formativas tanto presenciais como a distância, essas ações combinadas são articuladas com o Portal dos Professores, por meio de uma rede de profissional. O espaço híbrido pode favorecer a mediação de experiências, por meio das interações estabelecidas entre as parceiras (licenciadas, professoras iniciantes e experientes- e pesquisadoras da universidade). Em face das demandas atuais sobre os papéis docentes, como é o caso, da atuação em contextos diversos daqueles em que foram formados, por exemplo, com o uso das TDIC entende-se como relevante a oferta de oportunidades formativas planejadas e pautadas em suas experiências profissionais de modo a encorajá-los, individual e coletivamente, a refletirem sobre concepções, crenças, ideias e práticas sobre ensinar e aprender, características dos estudantes, representações diversificadas sobre os conteúdos Como fonte de dados serão utilizadas narrativas escritas no ambiente virtual da ReAD e narrativas escritas no PHM, obtidas por meio de participação em fóruns, produção de memoriais de formação e escrita de diários reflexivo e especificamente no PHM as interações entre iniciantes e suas mentoras - as quais têm ocorrido no ambiente virtual Moodle e, também, via Whatsapp. A profa. Maria Alfredo Moreira, além de sua participação na investigação a ser conduzida, em sua permanência no Brasil deverá ofertar uma disciplina junto ao PPGE-UFSCAR, participar de seminário na UPMackenzie e em mesa-redonda no FFCLRP-USP além de realizar rodas de conversas com os estudantes de pós-graduação e graduação dessas instituições. (AU)