Busca avançada
Ano de início
Entree

Reserva técnica institucional: Centro de Ciências Biológicas e da saúde / Universidade Federal de São Carlos (CCBS / UFSCar)

Processo: 18/25135-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Reserva Técnica para Infra-estrutura Institucional de Pesquisa
Vigência: 01 de abril de 2019 - 31 de março de 2020
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Angélica Maria Penteado Martins Dias
Beneficiário:Angélica Maria Penteado Martins Dias
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos, SP, Brasil
Assunto(s):Reserva técnica  Pesquisa  Biociências  Saúde 

Resumo

O Conselho de Centro (CoC) do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), representado pela Diretora (Profa. Dra. Maria da Graça Gama Melão) e pelos respectivos Chefes dos Departamentos, Coordenadores de Curso de Graduação, Coordenadores de Programas de Pós-Graduação, Representantes Discentes e Técnico-Administrativos e/ou seus representantes que constituem o referido órgão, em Reunião Ordinária realizada em 23 de outubro de 2018, aprovou as Normas para Uso e o Plano Anual de Aplicação da Reserva Técnica Institucional (2018) no âmbito da Infraestrutura do CCBS/UFSCar, o qual todos os recursos concedidos (R$ 673.863,02). A coordenação e o gerenciamento da utilização dos recursos da RTI (2018) foi atribuída à Profa. Dra. Angélica Maria Penteado Martins Dias, docente do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais.O CCBS compreende um Centro bastante heterogêneo, envolvendo duas grandes áreas de conhecimento - Biológica e Saúde. Considerando as especificidades dessas Áreas que compõem a estrutura acadêmica, de pesquisa e de extensão do CCBS/UFSCar, o CoC, seguindo as diretrizes da FAPESP, pautou sua deliberação no diagnóstico da situação atual, a partir do qual foram estabelecidas as ações necessárias para a superação das dificuldades identificadas e para a melhoria da infraestrutura coletiva de pesquisa do CCBS. O diagnóstico inicial foi pautado em três principais pilares: 1) Infraestrutura comum; 2) Infraestrutura da área biológica; e 3) Infraestrutura da área de saúde. (AU)