Busca avançada
Ano de início
Entree

Controlador de motores elétricos sem escovas

Processo: 17/25056-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de abril de 2019 - 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Bioengenharia
Convênio/Acordo: Secretaria de Governo do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:André César Martins Cavalheiro
Beneficiário:André César Martins Cavalheiro
Empresa Sede:ACMC Tecnologia e Serviços Ltda
CNAE: Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
Município: São Vicente
Pesquisadores associados: Tarcísio Fernandes Leão
Assunto(s):Circulação sanguínea  Sistema cardiovascular  Simulação por computador  Dispositivo de assistência circulatória  Bombas de infusão 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bomba de sangue | Circulação sanguínea | Controle Seguro | Dispositivo de Assistência Ventricular | Simulação por computador | Sistema cardiovascular | Dispositivo de Assistência Ventricular ou Coração Artificial

Resumo

Os Dispositivos de Assistência Ventricular (DAV) usados para terapia de destino devem apresentar um elevado nível de segurança, pois, caso haja falha, o risco de morte é iminente. Por sua vez, esse tipo de dispositivo deve apresentar um elevado índice de autonomia, já que as características comportamentais e fisiológicas de um paciente estão em constante mudança e afetam diretamente o modo como deve ocorrer a interação entre o DAV e o sistema cardiovascular do paciente. Sendo assim, há uma necessidade premente de aprimoramento do projeto de sistemas de controle de DAVs autônomos e seguros. Portanto, o objetivo principal deste trabalho é a proposta de um Sistema de Controle que seja capaz de acionar um motor elétrico sem escova de um DAV totalmente implantável de maneira autônoma e segura. Para isso, a proposta do presente trabalho consiste em aplicar conceitos mecatrônicos para o projeto de um sistema de controle de DAVs. Considerando a natureza dos sinais que indicam a ocorrência de falhas, serão utilizadas ferramentas de análise de risco e técnicas de diagnóstico e tratamento de falhas para a obtenção de modelos de controle ao desenvolver uma arquitetura de controle segura de forma modular e distribuída. A análise e validação da arquitetura de controle será feita a partir de ensaios in vitro utilizando técnicas de análise por simulação e ferramentas computacionais adequadas, além de testes em simuladores cardiovasculares físicos que emulam interação com o sistema circulatório humano. Desta forma, pretende-se obter como resultado, um sistema de controle autônomo e seguro que atenda normas técnicas aderentes a esse assunto e os rigorosos requisitos de projeto impostos a essa classe de sistema. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)