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Vulnerabilidades de jovens às IST/HIV e à violência entre parceiros: avaliação de intervenções psicossociais baseadas nos direitos humanos

Processo: 17/25950-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de abril de 2019 - 31 de março de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Vera Silvia Facciolla Paiva
Beneficiário:Vera Silvia Facciolla Paiva
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores principais:
( Atuais )
Ivan França Junior ; José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres ; Marcos Roberto Vieira Garcia
Pesquisadores principais:
( Anteriores )
Cristiane Gonçalves da Silva
Pesquisadores associados: Claudia Renata dos Santos Barros ; Cristiane da Silva Cabral ; Cristiane Gonçalves da Silva ; Deivison Mendes Faustino ; Eliana Miura Zucchi ; Gabriela Junqueira Calazans ; Gustavo Venturi Junior ; Júlio Assis Simões ; Luis Guilherme Galeão da Silva ; Marcos Roberto Vieira Garcia ; Maria Carla Corrochano ; Patrícia Leme de Oliveira Borba ; Reinaldo José Gianini
Bolsa(s) vinculada(s):23/09973-3 - Transfobia e promoção dos direitos de estudantes transgênero no território escolar: a influência da literatura na trajetória de jovens trans, BP.IC
23/07016-1 - Investigação sobre o apoio em saúde mental no SUS no território da ETEC Rubens de Faria e Souza, BP.TT
23/07027-3 - Investigação sobre o apoio em saúde mental no SUS no território da EE Prof. Júlio Bierrenbach Lima, BP.TT
+ mais bolsas vinculadas 23/03495-2 - Homofobia em território escolar: cenas vivenciadas por meninos gays estudantes do ensino médio, BP.IC
22/14998-2 - Saúde mental de adolescentes e jovens: interfaces entre cuidado, emancipação e educação em saúde, BP.PD
23/02236-3 - Vulnerabilidades de jovens às IST/HIV e à violência entre parceiros: avaliação de intervenções psicossociais baseadas nos direitos humanos, BP.TT
22/15685-8 - Entre vulnerabilidades, necessidades e potências para o cuidado integral de jovens: aprendizagens e invenções compartilhadas em tempos pandêmicos a partir de uma abordagem psicossocial e Multicultural de Direitos Humanos (MDH)., BP.PD
22/15493-1 - Acesso a material pornográfico por estudantes de ensino médio: implicações para a prevenção, BP.IC
22/12592-9 - Vulnerabilidades de jovens às ist/hiv e à violência entre parceiros: avaliação de intervenções psicossociais baseadas nos direitos humanos, BP.TT
22/12983-8 - Estudantes de ensino médio e o Acesso Autônomo a Informações e Insumos Preventivos em Unidades Básicas de Saúde, BP.IC
22/14291-6 - O acolhimento de meninos adolescentes em unidades básicas de saúde no território da favela de Heliópolis na perspectiva dos usuários LGBTQIA+, BP.IC
22/05778-9 - Ai que bixa, ai que baixa, ai que bruxa: gênero, sexualidade e cultura musical no cotidiano de jovens da periferia de São Paulo, BP.IC
22/11757-4 - Estudantes de ensino médio e a produção de materiais gráficos e audiovisuais para prevenção de HIV/AIDS em tempos de COVID-19 na região de Heliópolis, BP.IC
22/09143-8 - Vulnerabilidade de jovens às IST/HIV e à violência entre parceiros: avaliação de intervenções psicossociais baseadas nos direitos humanos, BP.EP
22/06008-2 - Vulnerabilidades de jovens às IST/HIV e à violência entre parceiros: avaliação de intervenções psicossociais baseadas nos direitos humanos, BP.TT
22/06023-1 - Gravidez e maternidade durante o ensino médio: experiências de jovens estudantes de uma escola pública, BP.IC
22/06030-8 - Modos de vida de jovens negros de uma escola técnica: masculinidades, vivências, tensões e mediações, BP.IC
22/05489-7 - Entre a escola e o serviço de saúde: desenvolvimentos para uma abordagem de cuidado integral para jovens, BP.PD
22/00809-3 - Relações sociais e vulnerabilidades de jovens LGBTQIA+ no ensino médio durante a pandemia de COVID-19, BP.IC
22/01653-7 - Vulnerabilidades de jovens às IST/HIV e à violência entre parceiros: avaliação de intervenções psicossociais baseadas nos direitos humanos, BP.TT
21/14428-9 - Vulnerabilidade de jovens às IST/HIV e à violência entre parceiros: avaliação de intervenções psicossociais baseadas nos direitos humanos, BP.EP
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21/05939-0 - Iniciação à pesquisa de jovens secundaristas: luz sobre as trajetórias de vida, escolares e planos de futuro, BP.IC
21/10088-9 - A construção de respostas às epidemias de IST'S/HIV e COVID-19 com adolescentes e jovens moradores de periferias de São Paulo, BP.IC
21/05589-9 - Vulnerabilidades de jovens às IST/HIV e à violência entre parceiros: avaliação de intervenções psicossociais baseadas nos direitos humanos, BP.TT
21/06215-5 - Vulnerabilidades de jovens às IST-HIV e à violência entre parceiros: avaliação de intervenções psicossociais baseadas nos direitos humanos, BP.TT
21/06604-1 - Vulnerabilidades de jovens às IST/HIV e à violência entre parceiros: avaliação de intervenções psicossociais baseadas nos direitos humanos, BP.TT
21/05308-0 - A internet como território juvenil: existir e resistir nas redes, BP.IC
21/02227-9 - Aspectos socioespaciais nas vulnerabilidades de jovens, BP.IC
21/03314-2 - Vulnerabilidades de jovens às IST/HIV e à violência entre parceiros: avaliação de intervenções psicossociais baseadas nos direitos humanos, BP.TT
21/03465-0 - Juventude, relacionamentos e prevenção em tempos de COVID, BP.IC
20/01264-5 - Tecnologias de informação e comunicação na socialização para sexualidade e nas estratégias educativas para a promoção da saúde sexual e reprodutiva em escolas públicas do ensino médio, BP.PD
20/01129-0 - Violência sexual por parceiro íntimo, normas de gênero e saúde mental no ensino médio: contribuições para a implementação e a análise de processo de uma intervenção psicossocial baseada em direitos humanos, BP.PD
19/27772-0 - Direitos sexuais e reprodutivos de jovens no ensino médio em tempos de crescentes conservadorismos, BP.PD
19/25251-2 - Vulnerabilidades de jovens às IST/HIV e à violência entre parceiros: avaliação de intervenções psicossociais baseadas nos direitos humanos, BP.TT
19/23727-0 - Internet, aplicativos e plataformas digitais de relacionamentos: socialização, sexualidade e gênero entre estudantes do ensino médio, BP.IC
19/19827-9 - Diversidade familiar, étnico-racial, religiosa e de gênero nas escolas de Sorocaba, BP.IC
19/19524-6 - Vulnerabilidades de jovens às IST/HIV e à violência entre parceiros: avaliação de intervenções psicossociais baseadas nos direitos humanos, BP.TT
19/19017-7 - Vulnerabilidades de jovens às IST/HIV e à violência entre parceiros: avaliação de intervenções psicossociais baseadas nos direitos humanos, BP.TT
19/15855-8 - Vulnerabilidades de jovens às IST/HIV e à violência entre parceiros: avaliação de intervenções psicossociais baseadas nos direitos humanos, BP.TT
19/14637-7 - Diversidade e práticas culturais entre jovens estudantes de escolas públicas de Santos/São Paulo: gênero, identidade de gênero e orientação sexual, BP.IC
19/09293-7 - Diversidade familiar nas escolas de São Paulo: raça-etnia e religiosidade, BP.IC
19/11745-3 - Diversidade familiar, étnico-racial e religiosa na escola: prevenção da discriminação e violência, BP.IC - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Direitos humanos  Sexualidade  Violência  Jovens  Prevenção de doenças transmissíveis  AIDS  Parceiros sexuais  Violência por parceiro íntimo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Direitos Humanos | Human Rights | Intervention study | Intra-partnership violence | Jovens | pesquisa-intervenção | Prevenção de IST-AIDS | Sexualidade | Sexuality | STI-AIDS prevention | violência entre parceiros | Youth | Intervenção psicossocial

Resumo

Os adolescentes são afetados desproporcionalmente pelas epidemias de IST, HIV e sífilis no Brasil. Embora tenha sido uma parte fundamental das intervenções que controlaram o crescimento da epidemia de AIDS no Brasil por mais de uma década, a educação sexual baseada em direitos humanos sofre hoje o impacto de uma reação conservadora. Garantir a saúde sexual e reprodutiva dos jovens exige inovação urgente, novas concepções sobre eficácia e sustentabilidade de programas educacionais sobre sexualidade, e avaliação dos processos por meio dos quais isso ocorre. Nosso projeto centra-se em um programa multicultural de educação sobre sexualidade baseada nos direitos humanos, apoiada em intervenções articuladas em escolas de ensino médio e unidades básicas de saúde de referência no território escolar. Um estudo randomizado em dois braços (CRT) e uma avaliação do processo qualitativo avaliarão nossa intervenção. O estudo de intervenção envolverá estudantes de 20 escolas de ensino médio públicas (10 escolas do grupo controle e 10 escolas no grupo de intervenção) e 10 unidades básicas de saúde. Este estudo de intervenção com métodos mistos pretende evidenciar o aumento no sexo seguro e uma diminuição da violência sexual e de gênero e discriminação de direitos humanos entre os alunos participantes, aproximadamente 3500 alunos do primeiro ano do ensino médio (14-16 anos), seguidos por quase dois anos. A participação permanente dos profissionais da escola, da comunidade do entorno e dos profissionais da saúde é um componente crucial da prevenção combinada, facilitando o acesso dos estudantes do ensino médio aos preservativos e outras ferramentas de contracepção (incluindo de emergência), profilaxia pós-exposição (PEP) e testes e tratamento para IST. Uma equipe de pesquisa interdisciplinar multi-institucional e altamente experiente - vinculada ao NEPAIDS-USP e seus colaboradores internacionais - desenvolverá o estudo em Sorocaba e Santos/Guarujá, duas regiões metropolitanas de médio porte no Estado de São Paulo. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRISA CAMPOS; BRUNA TCHALEKIAN; VERA PAIVA. VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: VULNERABILIDADE PROGRAMÁTICA EM TEMPOS DE SARS-COV-2/ COVID-19 EM SÃO PAULO. Psicologia & Sociedade, v. 32, . (17/25950-2)
CRISTIANE GONÇALVES DA SILVA; VANESSA JORGE LEITE; JÚLIA CLARA DE PONTES; FERNANDA FARIAS DOS SANTOS; JOÃO VITOR SALDANHA DE OLIVEIRA; VITÓRIA LOPES HIRAISHI; SASHA CRUZ ALVES PEREIRA; JÚLIO ASSIS SIMÕES. Dimensões do assédio na escola: diálogos sobre gênero com jovens estudantes de ensino médio de São Paulo/Brasil. Interface (Botucatu), v. 27, . (17/25950-2)

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