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Ambiente na nuvem para criação e cocriação de comportamento em robôs humanoides pessoais: aplicações em educação e entretenimento

Processo: 18/04306-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de abril de 2019 - 31 de março de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Flavio Shigeo Yamamoto
Beneficiário:Flavio Shigeo Yamamoto
Empresa Sede:NTU Software Technology Ltda
CNAE: Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
Município: São Paulo
Pesquisadores principais:
( Últimos )
Ignasi Andrés Franch
Pesquisadores principais:
( Antigos )
Bruno Abdelnur Camargo Pereira da Costa
Pesquisadores associados:Eric Rohmer
Vinculado ao auxílio:16/00993-8 - Ambiente na nuvem para criação e cocriação de comportamentos em robôs humanoides pessoais: aplicações em entretenimento e educação, AP.PIPE
Auxílios(s) vinculado(s):21/06609-3 - Plataforma de simulação robótica em nuvem: aplicações em formação profissionalizante e capacitação em tecnologias da indústria 4.0, AP.PIPE
Bolsa(s) vinculada(s):19/17083-2 - Ambiente na nuvem para criação e cocriação de comportamento em robôs humanoides pessoais: aplicações em educação e entretenimento, BP.TT
19/12080-5 - Ambiente na nuvem para criação e cocriação de comportamento em robôs humanoides pessoais: aplicações em educação e entretenimento, BP.TT
19/08601-0 - Ambiente na nuvem para criação e cocriação de comportamento em robôs humanoides pessoais: aplicações em educação e entretenimento, BP.TT
+ mais bolsas vinculadas 19/08079-1 - Ambiente na nuvem para criação e cocriação de comportamento em robôs humanoides pessoais: aplicações em educação e entretenimento, BP.TT
19/08082-2 - Ambiente na nuvem para criação e cocriação de comportamento em robôs humanoides pessoais: aplicações em educação e entretenimento, BP.TT
19/07599-1 - Ambiente na nuvem para criação e cocriação de comportamento em robôs humanoides pessoais: aplicações em educação e entretenimento, BP.PIPE - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Sistemas de informação  Computação em nuvem  Robótica  Robôs  Educação  Serviços de entretenimento 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cloud Integrated Development Environment | Cloud Robotics | Collaborative Economy | Converged Cloud Infrastructure | Robot as a Service | Web-Based Robotic Simulation | Sistemas de Informação

Resumo

Neste projeto propomos como pesquisar e desenvolver uma plataforma em nuvem que disponibiliza IDEs acopláveis a 3DRSs em ambiente baseado em WEB. Trata-se da fase P&D dos resultados obtidos na proposta do PIPE Fase 1 (Proc. Num. 2016/00993-8). Os recentes avanços tecnológicos na fabricação dos robôs não industriais e a adoção da robótica no setor de serviços são fatores que estão impulsionando o crescimento da Robótica em Nuvem. Atualmente, é possível potencializar a performance de robôs integrando-os a sistemas em nuvem de AIaaS (p ex., o Watson da IBM). A expectativa de mercado global de Robótica em Nuvem é de uma CAGR de 32,4% entre 2016 e 2024 (de US$1.38 bilhões em 2015 para US$21.9 bilhões em 2024). As características da robótica e o aspecto multidisciplinar para gerar tecnologias que conectam hardware e software apontam a robótica como um verdadeiro guia para inovação. Esse cenário de avanços em tecnologias em software e em robótica revela o desafio da produção de soluções robustas para aplicações robóticas efetivas, uma barreira reconhecida pelas próprias fabricantes de robôs e que ainda não está resolvida. Como resposta global a esse desafio, a NTU está propondo não somente em oferecer uma infraestrutura em nuvem para prover soluções robustas de aplicações robóticas, mas para educar, capacitar e empoderar os usuários dessa tecnologia. Nesse sentido, a NTU é pioneira em promover a democratização da robótica e empoderamento de tecnologias do Século XXI. A metodologia trata da gestão e execução do projeto (utilizamos práticas da metodologia ágil - Scrum), da solução de arquitetura em nuvem e capacitação e treinamento da equipe (faremos discussões com profissionais de empresas do setor para avaliar as possibilidades de soluções disponíveis), da adoção de infraestrutura em nuvem (avaliaremos as possibilidades com suporte dos arquitetos de soluções contratados) e da execução das atividades de pesquisa científica e/ou tecnológica e desenvolvimento planejados (extrapolamos as práticas de pesquisa e desenvolvimento executados na Fase 1 com suporte do Pesquisador Principal, o pesquisador possui ampla experiência em projetos de desenvolvimento TI de larga escala). Ao final deste projeto teremos uma infraestrutura que irá integrar tecnologias de nuvem (computação e armazenamento), de ambientes de desenvolvimento integrados (IDEs) online e de simuladores robóticos 3D (3DRSs) em browser focadas em criar facilidades para o uso de aplicações assistivas e colaborativas da robótica em serviço, saúde, educação, manufatura leve e entretenimento. Os impactos esperados vão além do simples aumento de produtividade e melhorias de qualidade da cadeia produtiva. Alguns Dentre os impactos esperados estão: modificações nas estruturas organizacionais e mudanças drásticas nos modelos de carreira (ressaltamos que a criação de aplicação robótica não é atividade fim: robôs são meios para serviços). Para executar este projeto acrescentamos à equipe de pesquisadores que está finalizando Fase 1 diferentes profissionais com ampla experiência em Gerência de Projetos de TI, em aplicações robóticas e em questões jurídicas. Essa equipe terá também as contribuições de profissionais de instituições de referência em educação e saúde pediátrica, todos participantes de programas pilotos vinculados à execução deste projeto. Além disso, consideramos no planejamento a contratação de consultores para suprir demandas específicas relacionadas a questões de soluções em nuvem. Em termos de infraestrutura e mentoria em gestão e estratégia de negócios, a equipe também conta com o apoio do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, incubadora onde a empresa executora está sediada. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, TAMIRES; BOTELHO, WAGNER TANAKA; PIMENTEL, EDSON PINHEIRO; YAMAMOTO, FLAVIO SHIGEO; IEEE. Two-Ts: Development of a Robotic Head to Reproduce Facial Emotions Using 3D Printing Technology. 2022 17TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON CONTROL, AUTOMATION, ROBOTICS AND VISION (ICARCV), v. N/A, p. 6-pg., . (19/08079-1, 18/04306-0)

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