Busca avançada
Ano de início
Entree

Resposta imune inata cerebral associada à obesidade como um paradigma da influência metabólica sobre a sinalização inflamatória

Processo: 19/05605-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Vigência: 01 de maio de 2019 - 31 de outubro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Fernanda Marques da Cunha
Beneficiário:Fernanda Marques da Cunha
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hipotálamo  Metabolismo  Microglia  Inflamação  Obesidade 

Resumo

A obesidade aumenta a predisposição a numerosas morbidades, incluindo as que afetam o sistema nervoso central. A inflamação hipotalâmica é uma marca da obesidade e possivelmente está envolvida no estabelecimento e manutenção do fenótipo obeso, por alterar as funções neuronais responsáveis pelo controle central do metabolismo. Por este motivo, a ativação das células imunes (microglia e macrófagos) no hipotálamo foi associada à obesidade e tem sido o foco de intensa investigação. Apesar do corpo de conhecimento que se reuniu até agora sobre este tópico, as alterações metabólicas induzidas pela obesidade nas células imunes cerebrais permanecem parcamente caracterizadas, devido, pelo menos em parte, a limitações metodológicas. A compreensão e caracterização destas alterações na microglia e outras células mielóides, assim como o impacto sobre a integridade e função cerebral são cruciais para o desenvolvimento de intervenções terapêuticas eficientes voltadas a indivíduos expostos a dietas hiperlipídicas, já que o estado metabólico celular tem um peso importante para o resultado das funções das células imunes inatas. Neste trabalho, nós revisamos e especulamos sobre as bases celulares responsáveis pelas alterações na reatividade e metabolismo das células imunes inatas cerebrais durante o curso da obesidade induzida pela dieta, ressaltando pontos importantes que merecerem investigação mais aprofundada. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACEDO, FELIPE; DOS SANTOS, LUCAS SOUZA; GLEZER, ISAIAS; DA CUNHA, FEMANDA MARQUES. Brain Innate Immune Response in Diet-Induced Obesity as a Paradigm for Metabolic Influence on Inflammatory Signaling. FRONTIERS IN NEUROSCIENCE, v. 13, APR 24 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.