Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito dos hormônios tiroidianos no encéfalo de camundongos 3xTg-AD (APPswe, PS1m146v, tauP301L) modelo da doença de Alzheimer

Resumo

A doença de Alzheimer (DA) é a mais frequente causa de demência que acomete menos de 1 % das pessoas que estão abaixo dos 60 anos de idade e mais de 40 % das pessoas com mais de 85 anos de idade. De acordo com a OMS, em 2050 chegaremos a 135 milhoes de indivíduos afetados pela doença, o triplo em relação aos dias atuais. Assim uma atenção especial deve ser dedicada a sua prevenção, pois é uma doença lentamente progressiva, irreversível e severa onde o indivíduo apresenta além da degeneração neuronal e sináptica, placas senis e emanharados neurofibrilares. Quanto ao sistema nervoso, sabe-se que ele é um importante órgão alvo dos hormônios tireoideanos (HTs). Durante a maturação cerebral, os HTs influenciam nos processos de desenvolvimento, diferenciação, mielinização, estabilização do citoesqueleto e sinalização de neurônios e glia. A DA pode estar associada a distúrbios hormonais como o hipotiroidismo e o hipertiroidismo. O acúmulo de APP causado pelo hipotireoidismo, e o aumento do estresse oxidativo provocado tanto pelo hipotireoidismo quanto pelo hipertiroidismo poderiam provocar alterações estruturais e alterar tempo de aparecimento da patologia. Pretendemos com esse projeto demonstrar a dependência de vias de sinaptogênese/conectividade neuronal com a sinalização dos HTs e com isso conhecer seus pontos principais nesta regulação neurobiológica. Considerando-se que a variação dos níveis de HTs (falta e o excesso) podem modular o aparecimento da DA, pretendemos investigar em camundongos transgênicos 3xTg-AD (APPswe, PS1m146v, tauP301L) e em camundongos controle (WT), tratados ou não com os HTs as diferenças no perfil de expressão de genes e proteínas que participam do transporte, desiodação e ação dos HTs no hipocampo e no córtex pré-frontal e ainda genes que serão diferencialmente expressos após análise de sequenciamento do RNA mensageiro. Após a decapitação, o hipocampo, córtex pré frontal cerebral serão retirados dos camundongos com ou sem a DA, tratados e não-tratados com HT para avaliação do conteúdo de RNA mensageiro por sequenciamento do mesmo (RNA seq) e a validação por Real time PCR e o conteúdo protéico por Western blot de proteínas moduladas pelos HTs e que participam da via de sinalização. A análise estatística será feita de acordo com cada experimento proposto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GIANNOCCO, GISELE; LETRO KIZYS, MARINA MALTA; MACIEL, RUI MONTEIRO; DE SOUZA, JANAINA SENA. Thyroid hormone, gene expression, and Central Nervous System: Where we are. SEMINARS IN CELL & DEVELOPMENTAL BIOLOGY, v. 114, n. SI, p. 47-56, JUN 2021. Citações Web of Science: 1.
LAUREANO-MELO, ROBERTO; DOS-SANTOS, RAONI CONCEICAO; DA CONCEICAO, RODRIGO RODRIGUES; DE SOUZA, JANAINA SENA; LAU, RAPHAEL DA SILVA; SOUZA SILVA, SAMANTHA DA SILVA; MARINHO, BRUNO GUIMARAES; GIANNOCCO, GISELE; AHMED, R. G.; CORTES, WELLINGTON DA SILVA. Perinatal fluoxetine treatment promotes long-term behavioral changes in adult mice. METABOLIC BRAIN DISEASE, v. 35, n. 8 AUG 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.