Busca avançada
Ano de início
Entree

Explicando a filiação partidária em democracias novas e antigas: variáveis institucionais e do lado da demanda

Processo: 18/19925-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2019
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Comportamento Político
Acordo de Cooperação: Fonds de la Recherche Scientifique (F.R.S.- FNRS)
Proposta de Mobilidade: SPRINT - Projetos de pesquisa - Mobilidade
Pesquisador responsável:Pedro José Floriano Ribeiro
Beneficiário:Pedro José Floriano Ribeiro
Pesquisador Responsável no exterior: Emilie van Haute
Instituição Parceira no exterior: Université Libre de Bruxelles (ULB), Bélgica
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/21519-5 - Desenvolvimento socioeconômico, instituições e partidos: explicando a party membership na América Latina, AP.R
Assunto(s):Democracia  Partidos políticos  Filiação partidária  América Latina 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Partidos Políticos | Partidos políticos

Resumo

Pesquisadores sobre o tema da filiação partidária apontam alterações sócio-comportamentais e variáveis institucionais como principais fatores por trás das variações no número de filiados nos diferentes países. No entanto, tais fatores institucionais nunca foram sistematicamente testados a partir de um banco de dados em grande escala. Ao comparar número de filiados e taxas de filiação (relação filiados/eleitores) na América Latina e Europa, o primeiro objetivo deste projeto é preencher tal lacuna. Além disso, tais perspectivas do tipo 'supply-side' não conseguem explicar porque esse declínio afeta alguns partidos mais que outros. Explicações pelo lado da demanda, assentadas na literatura sobre organizações partidárias, podem trazer insights adicionais. O segundo objetivo é investigar fatores do tipo 'party-level' (demanda) para entender as variações nas taxas de adesão. Assim, o projeto analisa a filiação partidária comparando tanto polities (países e unidades subnacionais) como partidos, com foco em explicações institucionais, partidárias e contextuais. Principais variáveis institucionais: tempo da experiência democrática, tipo de regime, tamanho da polity, e a estrutura do Estado (federal/unitário). Principais variáveis 'party-level': regras de filiação, performance eleitoral, participação no governo e sistema partidário. O projeto amplia a coleta e análise de dados para além das democracias avançadas, ao incluir Brasil, México, Argentina, Uruguai, Chile e Peru como casos na América Latina. Na Europa, será utilizada a base de dados do projeto MAPP, que conta com 31 países. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEDRO FLORIANO RIBEIRO; LUÍS LOCATELLI; PEDRO PAULO DE ASSIS. “ Acompanho o Meu Partido ”: Organização Partidária e Comportamento Legislativo no Brasil. Dados, v. 65, n. 4, . (17/21519-5, 19/25865-0, 18/19925-8, 17/15173-9)
VAN HAUTE, EMILIE; RIBEIRO, PEDRO FLORIANO. Country or party? Variations in party membership around the globe. EUROPEAN POLITICAL SCIENCE REVIEW, v. 14, n. 3, p. 15-pg., . (18/19925-8)