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Validação da escala infantil de atitudes sociais em relação à inclusão

Processo: 18/24734-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2019 - 31 de março de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Sadao Omote
Beneficiário:Sadao Omote
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/18752-5 - Validação da escala infantil de atitudes sociais em relação à inclusão, BP.TT
Assunto(s):Inclusão  Educação especial 

Resumo

As atitudes sociais em relação à inclusão constituem-se como importantes variáveis do contexto escolar no qual se procura construir a educação inclusiva. As atitudes sociais de professores, demais profissionais da Educação e de estudantes universitários dos mais variados cursos vêm sendo amplamente investigadas, mas o estudo das atitudes sociais de estudantes do Ensino Fundamental ainda é incipiente. Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de estudos de campo sobre as atitudes sociais em relação à inclusão, entre os estudantes do Ensino Fundamental, é objetivo do presente projeto validar e padronizar a Escala Infantil de Atitudes Sociais em relação à Inclusão, que já vem sendo utilizada mesmo sem o estudo das suas propriedades psicométricas. Para favorecer o seu uso, será também elaborado um pequeno manual de orientação aos usuários. Os dados deverão ser coletados junto a cerca de 800 estudantes do Ensino Fundamental, provenientes de diferentes escolas de diferentes regiões do país. A escala infantil, que será utilizada na coleta de dados, se constitui de 20 itens. Com os escores individuais será realizada toda a análise estatística, envolvendo a análise de itens e o estudo da fidedignidade e da validade. A análise de item será realizada por meio do t de Student e qui-quadrado. O estudo da fidedignidade será realizado pelo procedimento de split half. A validade será estudada por meio de dois procedimentos: comparação das atitudes sociais antes e depois de uma intervenção para modificá-las, e comparação de atitudes sociais de grupos reconhecidamente distintos. O manual de uso da escala deverá conter orientações sobre a aplicação, correção, análise de dados e interpretação de resultados. (AU)