Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos sobre a Resolução cinética dinâmica quimioenzimática de álcoois e aminas, visando à síntese de moléculas enantiomericamente puras, com potencial atividade biológica.

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo estudar a metodologia de Resolução Cinética Dinâmica (DKR) para alcoóis e aminas, explorando o uso de diferentes catalisadores metálicos, enzimas e líquidos iônicos como solvente e/ou como aditivo. Esperamos obter os correspondentes produtos enantiosseletivamente em rendimentos e excessos enantioméricos satisfatórios. Dessa forma, pretendemos estudar e aprimorar a metodologia de DKR, que é uma combinação da metodologia de resolução cinética com o uso de catalisadores metálicos, responsáveis pela etapa de racemização. A importância de sintetizar álcoois e aminas assimétricas pode ser explicada, entre outros fatores, pela presença de seus grupos funcionais em grande número de compostos com potencial atividade biológica. Além disso, propomos o uso da metodologia em questão como etapa chave para as sínteses de diferentes compostos potencialmente bioativos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENDONCA, RENATA C. Z.; ESTEVES, LAURA M.; OLIVEIRA, HUGO A.; DE LIMA, SANIA M.; DE SIQUEIRA, FERNANDA A. Recyclable Palladium Catalyst Supported on Dolomite for Dynamic Kinetic Resolution of (+/-)-1-Phenylethylamine. CATALYSIS LETTERS, JUL 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.