Busca avançada
Ano de início
Entree

AVALIAÇÃO DE MÚLTIPLOS PARÂMETROS PARA A AVALIAÇÃO DO RISCO AOS RETARDANTES DE CHAMA: Alterações no Desenvolvimento, Indução de Estresse Oxidativo e Dano Mitocondrial em Zebrafish (Danio rerio)

Processo: 18/20405-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2019 - 31 de março de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise Toxicológica
Pesquisador responsável:Daniel Junqueira Dorta
Beneficiário:Daniel Junqueira Dorta
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesq. associados:Danielle Palma de Oliveira ; Flavia Renata Abe
Assunto(s):Mitocôndrias  Estresse oxidativo  Peixe-zebra 

Resumo

As consequências das ações diretas ou indiretas do modo de vida moderno sobre o meio ambiente têm sido alvos de constante preocupação com respeito ao futuro do planeta. Várias substâncias que são inadequadamente descartadas ao ambiente têm apresentado efeitos toxicos significativos. Entre estes temos a classe dos Éteres difenílicos polibromados (PBDE), um grupo de chama retardantes de chama liberados de bens de consumo para o ambiente por diferentes meios, tais como a volatilização após o descarte direto ou durante a produção. Os PBDEs apresentam alta lipofilicidade, resistência à degradação e potencial bioacumulativo, sendo classificados como poluentes orgânicos persistentes (POP), resultando em altos níveis de PBDEs no ambiente (ar, água e sedimentos), biota e humanos e por isso compostos alternativos como o dietilfosfinato de alumínio têm sido sugeridos. Para avaliar a segurança destes compostos ensaios biológicos são necessários e um modelo experimental cada vez mais aceito como sendo um excelente modelo para desvendar os mecanismos de toxicidade dos contaminantes ambientais é o zebrafish (Danio rerio), um pequeno peixe tropical de água doce nativo para os rios da Índia e do Sul da Ásia. Neste projeto propomos avaliar a capacidade destes compostos em interferir com o desenvolvimento do zebrafish em estágio embrio-larval bem como de induzir o estresse oxidativo e para isso avaliaremos tanto parâmetros mitocondriais como biomarcadores que confirmem a existencia de estresse oxidativo e de genotoxicidade, com o intuito de auxiliar na avaliação de risco desses compostos. (AU)