Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de complexos metálicos coordenados a derivados de melatonina como candidatos a metalofármacos: síntese, caracterização e estudos de atividade tripanocida

Resumo

A doença de Chagas integra o chamado grupo de Doenças Tropicais Negligenciadas, afetando, segundo a Organização Mundial da Saúde, 8 milhões de pessoas no mundo. Antes endêmica apenas na América Latina, espalhou-se pelo globo junto com os movimentos migratórios, tornando-se então, uma questão de saúde mundial. A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal através da transformação, quando há ausência de luz, do triptofano, passando por serotonina até o produto supracitado. Esse hormônio participa da regulação de uma série de processos e tem propriedades fundamentais como ação antioxidante, anti-idade anti-inflamatória. O domínio do uso de metais foi fundamental para a evolução da espécie humana. Há mais de 5000 anos, o homem utiliza metais da série de transição para fins medicinais, sendo que, atualmente, uma série de complexos é utilizada clinicamente para o tratamento de doenças como atrite reumatoide, câncer entre outras, destacando-se ouro, platina e rutênio. Este projeto visa à produção de novos complexos de ouro, platina e rutênio contendo derivados de melatonina como ligantes, uma vez que a coordenação aos metais de transição pode aumentar a atividade biológica desse hormônio. A atividade dos complexos será monitorada in vitro e in vivo, tratando-se de uma proposta muito promissora por aliar a já conhecida atividade da melatonina com propriedades extraordinárias que os complexos dos metais de transição apresentam. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
POSSATO, BRUNA; DALMOLIN, LUCIANA FALCCO; PEREIRA, LUIZ MIGUEL; ALVES, JACQUELINE QUERINO; SILVA, RAPHAEL TRISTAO CRUVINEL; GELAMO, ROGERIO VALENTIM; YATSUDA, ANA PATRICIA; LOPEZ, RENATA FONSECA VIANNA; DE ALBUQUERQUE, SERGIO; LEITE, NATALIA BUENO; MAIA, PEDRO IVO DA SILVA. Gold(III) complexes with thiosemicarbazonate ligands as potential anticancer agents: Cytotoxicity and interactions with biomolecular targets. European Journal of Pharmaceutical Sciences, v. 162, JUL 1 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.