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Biodiversidade nos materiais didáticos e nas concepções e interesses dos jovens: reflexões para o Biota-Educação

Processo: 18/21756-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa BIOTA - Regular
Vigência: 01 de abril de 2019 - 31 de março de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Fernanda Franzolin
Beneficiário:Fernanda Franzolin
Instituição-sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Pesq. associados: Graça Simões de Carvalho
Bolsa(s) vinculada(s):19/08689-4 - Biodiversidade nos materiais didáticos e nas concepções e interesses dos jovens: reflexões para o Biota-Educação, BP.TT
Assunto(s):Biodiversidade  Material didático  Ensino de biologia 

Resumo

O Programa Biota-Fapesp tem produzido conhecimento sobre a caracterização, conservação e uso sustentável da biodiversidade do Estado de São Paulo. Apesar de iniciativas já concretizadas, um dos desafios do programa é que os seus conhecimentos cheguem à sociedade por meio da educação. Para tanto é preciso conhecer os interesses e concepções dos jovens sobre biodiversidade e refletir sobre como o tema é tratado nos materiais disponíveis para aos alunos, buscando identificar o quais são as principais necessidades. Portanto, os objetivos desta pesquisa são: 1) investigar como a biodiversidade é tratada em materiais didáticos brasileiros; e 2) investigar as interesses e concepções de jovens do Estado de São Paulo sobre a Biodiversidade. Este Projeto Regular visa contribuir para um Projeto Temático mais amplo: "O programa Biota-FAPESP na educação básica: possibilidades de integração curricular" (Processo 2016/05843-4), o qual elaborará materiais didáticos a partir dos interesses dos jovens. Espera-se que os resultados deste projeto sirvam como base para a futura elaboração de materiais didáticos dentro desse Projeto Temático. Para tanto, será analisada a abordagem do tema Biodiversidade em materiais didáticos utilizados por alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental do Estado de São Paulo, pois o Biota-Fapesp tem a biodiversidade deste Estado como principal foco. Também serão aplicados questionários e realizadas entrevistas com alunos de dez escolas do Estado. Considerando que São Paulo abrange dois biomas, Cerrado e Mata Atlântica, a amostra envolverá escolas situadas em suas proximidades e ainda escolas litorâneas. (AU)

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