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Biodiversidade nos materiais didáticos e nas concepções e interesses dos jovens: reflexões para o Biota-Educação

Resumo

O Programa Biota-Fapesp tem produzido conhecimento sobre a caracterização, conservação e uso sustentável da biodiversidade do Estado de São Paulo. Apesar de iniciativas já concretizadas, um dos desafios do programa é que os seus conhecimentos cheguem à sociedade por meio da educação. Para tanto é preciso conhecer os interesses e concepções dos jovens sobre biodiversidade e refletir sobre como o tema é tratado nos materiais disponíveis para aos alunos, buscando identificar o quais são as principais necessidades. Portanto, os objetivos desta pesquisa são: 1) investigar como a biodiversidade é tratada em materiais didáticos brasileiros; e 2) investigar as interesses e concepções de jovens do Estado de São Paulo sobre a Biodiversidade. Este Projeto Regular visa contribuir para um Projeto Temático mais amplo: "O programa Biota-FAPESP na educação básica: possibilidades de integração curricular" (Processo 2016/05843-4), o qual elaborará materiais didáticos a partir dos interesses dos jovens. Espera-se que os resultados deste projeto sirvam como base para a futura elaboração de materiais didáticos dentro desse Projeto Temático. Para tanto, será analisada a abordagem do tema Biodiversidade em materiais didáticos utilizados por alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental do Estado de São Paulo, pois o Biota-Fapesp tem a biodiversidade deste Estado como principal foco. Também serão aplicados questionários e realizadas entrevistas com alunos de dez escolas do Estado. Considerando que São Paulo abrange dois biomas, Cerrado e Mata Atlântica, a amostra envolverá escolas situadas em suas proximidades e ainda escolas litorâneas. (AU)

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