Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismos moleculares da ligação, inserção e orientação de peptídeos antimicrobianos em modelos de membrana

Processo: 18/19546-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2019 - 30 de abril de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Jose Luiz de Souza Lopes
Beneficiário:Jose Luiz de Souza Lopes
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Peptídeos catiônicos antimicrobianos 

Resumo

Peptídeos antimicrobianos (PAMs) são compostos naturais encontrados em toda a escala evolutiva, capazes de inibir o crescimento de microrganismos patogênicos, com potencial para atuar no controle de infecções causadas por bactérias multiresistentes e atuarem como conservantes naturais de alimentos. O mecanismo de ação de muitos PAMs parece depender do balanço entre as propriedades físico-químicas do peptídeo e da composição da membrana da célula-alvo. Nesse projeto, o conhecimento do mecanismo de ação de PAMs do grupo das Temporinas, derivados da Plantaricina-149 e peptídeos isolados da pele de anfíbios pertencentes a familia Hylidae, é proposto por meio da realização de multiplos ensaios biofísicos (medidas de tensão superficial, espectroscopia de dicroísmo circular convencional, orientado e com radiação síncrotron, e microscopia óptica), empregando modelos de membranas diversos (micelas, mono e bicamadas lipídicas, vesículas grandes e gigantes) para investigar a ligação, a inserção e a orientação destes PAMs nestes sistemas. Tais análises serão correlacionadas com suas respectivas ações inibitórias em bactérias das linhagens ESKAPE que facilmente escapam da ação de antibióticos convencionais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KUMAGAI, PATRICIA S.; SOUSA, VICTOR K.; DONATO, MARESSA; ITRI, ROSANGELA; BELTRAMINI, LEILA M.; ARAUJO, ANA P. U.; BUERCK, JOCHEN; WALLACE, B. A.; LOPES, JOSE L. S. Unveiling the binding and orientation of the antimicrobial peptide Plantaricin 149 in zwitterionic and negatively charged membranes. EUROPEAN BIOPHYSICS JOURNAL WITH BIOPHYSICS LETTERS, v. 48, n. 7, p. 621-633, OCT 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.