Busca avançada
Ano de início
Entree

Reações nucleares, informação e o método da atividade induzida

Processo: 18/19943-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2019 - 31 de março de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Nuclear
Pesquisador responsável:Gayane Karapetyan
Beneficiário:Gayane Karapetyan
Instituição-sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Espectrometria 

Resumo

O objetivo principal do projeto é investigar a dependência dos vários parâmetros que podem caracterizaras seções de choque de reação nuclear no quadro de diferentes modelos usando o ponto devista da entropia de informação. Durante o cálculo e análise dos estados nucleares quânticos, pontoscríticos da chamada entropia de configuração serão computados. Esses pontos podem correspondera parâmetros experimentais, que normalmente são obtidos durante o procedimento de ajuste. Estanova abordagem é crucial e importante para a compreensão da estabilidade dos sistemas quânticosnucleares no estudo dos processos de espalhamento inelástico profundo (deep inelastic scattering). Ooutro objetivo do presente projeto é estudar o mecanismo das reações nucleares baseadas no métodode atividade induzida para o estudo de reações nucleares no Centro de Ciências Naturais e Humanas(CCNH) da Universidade Federal do ABC (UFABC). Usando este método pode-se investigardiferentes características das reações, incluindo o mecanismo de reação, bem como a probabilidadede que a reação ocorra e as várias características das distribuições de carga e massa. Dentro dométodo de atividade induzida, podemos estimar o momento angular inicial médio dos resíduos dereação, utilizando o modelo estatístico de Huizenga-Vandenbosch. Utilizaremos o modelo CRISP noestudo de reações nucleares procurando investigar aspectos relevantes da dinâmica das reações e asrespectivas consequências no produto final das reações. Ampliaremos o conhecimento dos processosnucleares para o estudo das aplicações de reações nucleares. Forneceremos os novos dados das seçõesde choque para os Dados Experimentais de Reação Nuclear (EXFOR), que foram obtidos duranteos experimentos implementados dentro das bolsas FAPESP que obtive (Auxílio à Pesquisa - Regular2016/18902-9, BEPE 2013/01754-9, BEPE 2014/00284-1 e FAPESP 2011/00314-0). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KARAPETYAN, G. Configurational entropy of the energy-energy correlation in e(+)e(-) annihilation processes. EPL, v. 125, n. 5 MAR 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.