Busca avançada
Ano de início
Entree

Buracos negros e sólitons em modelos generalizados de gravidade escalar-tensorial

Processo: 19/01511-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2019 - 31 de março de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Betti Hartmann
Beneficiário:Betti Hartmann
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Pesq. associados:Clisthenis Ponce Constantinidis ; Gabriel Luchini Martins ; Jon Urrestilla ; Ruth Gregory ; Yves Brihaye
Assunto(s):Solitons 

Resumo

Este projeto é dedicado à construção de soluções de tipo buraco negro e soliton em modelos estendidos de gravidade escalar-tensora. Enquanto a Relatividade Geral continua sendo a melhor teoria que temos para a interação gravitacional hoje, uma série de questões resulta com respeito a dados observacionais (por exemplo, o ajuste extremamente fino da constante cosmológica que é responsavel para a expansão acelerada do universo hoje) assim como aspectos teóricos gerais (por exemplo, a existência de singularidades físicas no espaço-tempo). Nos últimos anos, os modelos de gravidade tensorial-escalar foram sugeridos para dar respostas a vários desses problemas e tipicamente contêm acoplamentos não-mínimos entre o tensor métrico (e quantidades derivadas dele) assim como campos escalares (e seus derivados). Embora esses modelos tenham sido amplamente discutidos em relação à sua fenomenologia, pouco se sabe sobre as soluções reais para as equações de movimento correspondentes. Estes últimos têm - em geral - de ser resolvidos numericamente. O objetivo deste projeto é investigar a existência de soluções de tipo buraco negro, bem como de tipo soliton, ou seja, de tipo estrela. Este projeto é oportuno, pois permite testar modelos de gravidade escalar-tensorial que são relevantes não apenas para a física dos buracos negros, mas também para o universo primordial. Além disso, uma vez conhecidas as soluções, as previsões sobre dados observacionais, por ex. ondas gravitacionais, bem como medições dos espectros de polarização da radiação cósmica de fundo podem ser feitas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRIHAYE, YVES; HARTMANN, BETTI. Spontaneous scalarization of boson stars. Journal of High Energy Physics, n. 9 SEP 6 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.