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Inscrições químicas em exposições orais acadêmicas

Processo: 18/23819-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2019 - 31 de março de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Salete Linhares Queiroz
Beneficiário:Salete Linhares Queiroz
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação científica  Letramento  Interpretação  Ensino de química 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação Científica | Inscrições Químicas | Linguagem e Discurso | Química | Educação em Química

Resumo

As inscrições são definidas como representações visuais materiais, elaboradas inerentemente durante o fazer científico, tais como gráficos, fotografias, tabelas, equações, mapas, esquemas etc. De particular relevância para a realização deste projeto são as inscrições que representam objetos de interesse para a química, denominadas inscrições químicas. Dada a sua importância, o fato de muitos estudantes apresentarem dificuldades no seu uso e interpretação é preocupante. É nesse contexto que estudos veem sendo desenvolvidos, tendo em vista o entendimento sobre aspectos que interferem na leitura de inscrições, assim como o delineamento de sequências didáticas potencialmente capazes de promover o letramento gráfico dos estudantes. Este se caracteriza como sendo o conhecimento para lidar com os modos visuais de comunicação, em especial as inscrições. Nessa perspectiva, o presente projeto tem como objetivo investigar como as habilidades de letramento gráfico de graduandos em química se manifestam durante a interação dos mesmos com inscrições em prática cultural científica autêntica: a exposição oral acadêmica. Para tanto, uma sequência didática será elaborada e levada a cabo de modo a fomentar tais habilidades. A base teórica para a realização das análises fundamenta-se em trabalhos reportados na literatura sobre leituras de inscrições. Pretende-se, dessa forma, contribuir para a reflexão sobre o que permite e/ou o que dificulta o letramento gráfico no âmbito do ensino superior de química. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MIKEAS SILVA DE LIMA; SALETE LINHARES QUEIROZ. MODELO SEMIÓTICO DE LEITURA DE INSCRIÇÕES: APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM QUÍMICA. Química Nova, v. 43, n. 7, p. 987-997, . (18/23819-9, 18/23809-3)

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