Busca avançada
Ano de início
Entree

Através do limite: diferenciação, relação e práticas de cuidado em contextos críticos na fronteira amazônica: ênfase em sexualidade, gênero, ciclos de vida e etnia

Resumo

Esse projeto tem por objetivo compreender as formas através das quais redes de pessoas em contextos críticos e em posições relativas de desvantagem social - particularmente femininas -, mobilizam atos e relações de cuidado e de gestão dos afetos, das diferenças e das materialidades. Tais práticas e relações têm como efeito criar, modificar ou impactar as condições gramaticais da sua existência. Em decorrência dos recortes teóricos e empíricos, o esforço de análise interseccional leva em consideração agenciamentos relacionais marcados por geração, gênero, práticas sexuais, procedência e mobilidade, trajetórias de violência, transações econômicas, lógicas de parentesco, religião e etnicidade, no marco dos processos de fronteirização amazônicos contemporâneos. Trata-se de uma pesquisa de base etnográfica, desdobramento de um processo de mais de 7 anos de pesquisa em duas cidades de fronteira internacional brasileira na Amazônia: Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira (AM). No caso da primeira, esse projeto está focado na compreensão de práticas de cuidado de jovens locais, especialmente "gays" e trans- vinculados a um terreiro de Umbanda através do qual são tecidos vínculos afetivos e redes de parentesco altamente significativas. No caso da segunda a ênfase está colocada nas formas através das quais mulheres indígenas lidam com e enfrentam formas estruturantes de violência, fazendo especial ênfase em dimensões que tem a ver com a sexualidade, o dinheiro, os conhecimentos tradicionais e a organização política. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NIETO OLIVAR, JOSE MIGUEL; MENDES MORAIS, DULCE MEIRE; COSTA, ELIZANGELA DA SILVA; FONTES, FRANCINEIA; FURQUIM, MICHEL; MARQUES, BRUNO RIBEIRO; MELO, FLAVIA. `Rio Negro, We care'. Indigenous women, cosmopolitics and public health in the COVID-19 pandemic. GLOBAL PUBLIC HEALTH, . (19/01714-3)
NIETO OLIVAR, JOSE MIGUEL; FARIAS, NATALIA. ``Sexual Exploitation{''} as a Logic, and Its Effects of Power in Contemporary Brazil. SOCIAL SCIENCES-BASEL, v. 10, n. 2, . (13/26826-2, 10/50077-1, 19/01714-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.