Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise dos efeitos da fotobiomodulação sobre a atividade dos condrócitos e cartilagem articular em modelo experimental de artrite induzida por colágeno: estudo in vivo e in vitro

Resumo

A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença crônica inflamatória autoimune sistêmica, e progressiva, que leva à destruição irreversível da cartilagem e osso. As citocinas são fundamentais na inflamação, e responsáveis pela síntese e liberação excessiva das metaloproteínases (MMPs). Estudos experimentais in vivo e in vitro utilizando a terapia de fotobiomodulação têm demonstrado efeitos positivos sobre a modulação do processo inflamatório. Objetivo: Analisar os efeitos in vitro da terapia com fotobiomodulação nas citocinas inflamatórias IL-1, IL-6, TNF- ±, metaloproteínases 2 e 9 (MMPs) e colágeno II em cultura de condrócitos implantada em hidrogel de alginato obtidos de modelo experimental de Artrite Reumatoide induzida por Colágeno. Materiais e Métodos: vinte e quatro ratos machos wistar, serão divididos em 2 grupos, controle e Artrite Induzida por Colágeno (AIC), por meio de 2 imunizações de Adjuvante completo de Freund's associado a Colágeno II nos dias 0 e 7, e após 28 será aplicada 3ª dose na articulação dos joelhos, após a após a última indução, será realizada a cultura condrócitos extraída das cartilagens articulares. As células serão irradiadas pelo laser em 2 etapas: 1Úetapa, quatro placas com cultura de condrócitos receberão pré-condicionamento com PBMT por 3 dias nas culturas de condrócitos, com potência de 50 mW, comprimento de onda de 660 nm, feixe de área de 0,028 cm2, irradiância de 1,78 W/cm2, a fim de construir uma curva de dose resposta as energias utilizadas serão 0,3; 0,6; 0,9; e 1,2 joules de energia, e exposição radiante de 10,7; 21,4; 32,1; e 42,8 J/cm2. As células que mostrarem melhor viabilidade serão utilizadas para implantação em hidrogel de Alginato e submetida a crescimento em biorreator, onde ocorrera a 2Ú etapa da irradiação com os mesmos parâmetros utilizados na cultura de condrócitos. As análises de expressão proteica e gênica das citocinas IL-1, IL-6, TNF- ±, metaloproteínases 1, 2, 9 e 13, colágeno II, Runx-2, Sox-9 e ADAMTS -4 e 5 e HIF - Hypoxia-Inducible Factor serão realizadas pelas técnicas de Western Blotting, RT/PCR e ELISA. Os dados encontrados serão submetidos a teste de normalidade (teste de Shapiro Wilk), e se normal realizada ANOVA de uma via com o teste post hoc de Tukey, considerado P <0,05 para indicar uma diferença significativa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMADIO, ELIANE MARTINS; MARCOS, RODRIGO LABAT; SERRA, ANDREY JORGE; DOS SANTOS, SOLANGE ALMEIDA; CAIRES, JHENIPHE ROCHA; FERNANDES, GUILHERME HENRIQUE CARDOSOS; LEAL-JUNIOR, ERNESTO CESAR; FERRARI, JOAO CARLOS CORREA; DE TARSO CAMILLO DE CARVALHO, PAULO. Effect of photobiomodulation therapy on the proliferation phase and wound healing in rats fed with an experimental hypoproteic diet. Lasers in Medical Science, NOV 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.